Topo

Joenia Wapichana será nova presidente da Funai de Lula

Joenia Wapichana e Sonia Guajajara com Lula no Acampamento Terra Livre, em abril de 2022 - Divulgação
Joenia Wapichana e Sonia Guajajara com Lula no Acampamento Terra Livre, em abril de 2022 Imagem: Divulgação

Do UOL, em Brasília

30/12/2022 17h53Atualizada em 30/12/2022 18h18

A dois dias da posse, o presidente eleito convidou a deputada da Rede-RR para presidir a Fundação Nacional do Índio em seu governo.

O petista já havia prometido que um indígena dirigiria o órgão. O convite foi feito nesta tarde no hotel em que o petista está hospedado, em Brasília, na presença de outras lideranças indígenas, como o cacique Raoni Metuktire.

A fundação, hoje pertencente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, deverá migrar para o novo Ministério dos Povos Indígenas.

[Aceitei] considerando todas as demandas dos povos indígenas, o desafio de uma reconciliação do país, fortalecimento dos diretos, principalmente em relação à demarcação e proteção das terras indígenas" Joenia Wapichana, futura presidente da Funai

Joenia foi eleita para a Câmara dos Deputados em 2018, mas não conseguiu a reeleição neste ano por causa do coeficiente eleitoral. Seu nome fazia parte da lista tríplice apresentada por indígenas a Lula para dirigir o Ministério dos Povos Indígenas.

O futuro presidente escolheu a deputada eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP), anunciada ontem. O vereador de Caucaia (CE) Weibe Tapeba fechava a lista.

Segundo ela, a prioridade da sua gestão será focar na proteção de terras indígenas e acabar com as invasões ilegais —uma promessa de campanha de Lula.