Topo

Esse conteúdo é antigo

Chico Alves: Bolsonaro foi um projeto das Forças Armadas

Colaboração para o UOL

01/01/2023 12h52Atualizada em 01/01/2023 13h12

A declaração do colunista do UOL foi dada durante participação no UOL News Especial de hoje. Durante pronunciamento em rede nacional ontem, o presidente em exercício Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que as Forças Armadas "pagaram a conta".

"Ele [Mourão] critica os Três Poderes e 'livra a cara' das Forças Armadas. É uma variação daquela ideia de poder moderador. É como se os Três Poderes estivessem errando e só as Forças Armadas acertando. Bolsonaro é um projeto dos militares", disse Chico Alves.

Eles [militares] criaram Bolsonaro. Nunca antes de Bolsonaro teve um candidato a presidente que fez campanha nos quartéis. Eles estiveram no governo, assessoraram Bolsonaro, teve apoio na reserva e na ativa Chico Alves, colunista do UOL

O que Mourão disse no pronunciamento

  • Sem citar nomes, criticou integrantes dos três Poderes em razão de um "silêncio ou protagonismo inoportuno e deletério";
  • Afirmou que o Brasil trocará de governo, mas não de regime;
  • Pediu a apoiadores que "retornem aos seus afazeres", sem mencionar diretamente bolsonaristas que permanecem nas portas de quartéis.

Sem citar o general Hamilton Mourão, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro, filho 02 de Jair Bolsonaro, escreveu em uma rede social logo depois do pronunciamento do então presidente em exercício na TV:

Nenhuma novidade vinda desse que sempre disse que era um Bosta! Carlos Bolsonaro, após pronunciamento de Mourão

O filho 03 e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também ironizou no Twitter ao postar um emoji de cocô.

Chico Alves: No RJ, o que Mourão fez com Bolsonaro é chamado de trairagem

Durante a participação no UOL News Especial, o colunista Chico Alves disse que o pronunciamento de Mourão, que dedicou parte do discurso a criticar Bolsonaro indiretamente, pode ser classificado como "trairagem".

"Na linguagem da rua aqui do Rio, isso é chamado de trairagem, o 'traíra'. Ele fez uma crítica clara. Uma coisa completamente inoportuna e indelicada, já que ele fez parte, faz parte do governo que está aí. Se ele tinha críticas, agora que faz publicamente, será que ele fez em particular?".

Acompanhe a cobertura da posse de Lula