Topo

Quem é o fotógrafo de Lula, que está sempre ao seu lado?

Ricardo Stuckert, o fotógrafo de Lula - Diego Bresani/UOL
Ricardo Stuckert, o fotógrafo de Lula Imagem: Diego Bresani/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 15h34

O fotógrafo pessoal de Lula é o Ricardo Stuckert, 52. Eles trabalham juntos há 20 anos, e o presidente costuma chamá-lo de Stuckinha.

  • Ele acompanha Lula oficialmente desde 2003, quando foi presidente pela primeira vez.
  • Vem de uma família de quatro gerações de fotógrafos, são 33 profissionais na família.
  • O primeiro foi o bisavô, um viajante alemão-suíço de Lausanne que desembarcou na Paraíba na década de 1930 com cartas náuticas e câmeras fotográficas na bagagem.
  • É o terceiro fotógrafo da família a acompanhar chefes de Estado. O pai, Roberto Stuckert, que já morreu, acompanhava o general João Batista Figueiredo, o último presidente do Regime Militar. O irmão mais velho, Roberto Stuckert Filho, foi o fotógrafo de Dilma Rousseff (PT).

"Meu pai foi fotógrafo do último presidente militar; eu, do primeiro presidente operário; meu irmão, da primeira presidenta. São três momentos-chave da história do Brasil. Meu pai é o Stuckão, eu sou o Stuckinha."
Stuckert, ao UOL no ano passado

  • Logo no início do primeiro mandato, modernizou o departamento de imagem da secretaria de comunicação do governo federal.
  • Entre 2003 e 2011, acompanhou o presidente em suas mais de 50 viagens pelo mundo.
  • É brasiliense, casado, canhoto, sempre usa barba e tem dois filhos.
  • Estreou no jornalismo em O Globo, quando tinha entre 18 e 19 anos.
  • Em 2020, foi indicado ao Oscar junto com a equipe da diretora Petra Costa pelo documentário "Democracia em Vertigem", quando foi diretor de fotografia.
  • Desde 2015, toca um projeto pessoal: fotografar os povos originários do Brasil.

Na reportagem especial do UOL, Stuckert é descrito como alguém que "anda pra lá e pra cá com três smartphones no bolso, uma máquina fotográfica a postos na mão direita e uma filmadora na mão esquerda".

Depois de cobrir um debate na TV Globo na campanha presidencial de 2002, Stuckert foi ao hotel em que Lula estava hospedado para tentar uma foto exclusiva, quando foi surpreendido por um convite de Ricardo Kotscho, à época assessor de Lula e atualmente colunista do UOL.

"Lula pediu para te convidar para ser fotógrafo oficial dele, caso ele vença", disse Kotscho, segundo quem Stuckert "conquistou o presidente" durante um ensaio pré-eleições para a revista IstoÉ, ainda em 2002.

Após a vitória de Lula no 2º turno, pediu demissão e finalmente contou a notícia ao pai. Desde então, Stuckert é um dos homens de confiança do ex-presidente.

Depois do governo, a parceria se manteve: passou pelo impeachment de Dilma, pela prisão de Lula e sua soltura, pela terceira candidatura presidencial do petista no século e, agora, na posse.

Até hoje é ele quem grava as lives de Lula e registra os encontros que vez e outra viralizam na internet, como uma foto do ano passado do ex-presidente de sunga com a então namorada e hoje esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.

Clique viralizou nas redes sociais após Lula aparecer de sunga com Janja no ano passado - Reprodução/Twitter/@JanjaLula - Reprodução/Twitter/@JanjaLula
Clique viralizou nas redes sociais após Lula aparecer de sunga com a entãonamorada, Janja, no ano passado
Imagem: Reprodução/Twitter/@JanjaLula