Topo

Liqui liqui dos Andes: qual o significado da 'jaqueta' dada por Evo a Lula?

Evo deu novo liqui liqui a Lula em cerimônia de posse; detalhes em lã são diferentes de presente anterior - Reprodução/UOL
Evo deu novo liqui liqui a Lula em cerimônia de posse; detalhes em lã são diferentes de presente anterior Imagem: Reprodução/UOL

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

02/01/2023 12h58

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales presenteou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma nova "jaqueta" tradicional andina, conhecida como liqui liqui. O traje foi entregue a Lula ontem na cerimônia de posse.

Lula já tinha uma jaqueta em estilo similar, que também recebeu de Morales — os detalhes em lã, no entanto, são diferentes da nova peça. Ao longo de 2022, Lula usou o liqui liqui em eventos de campanha.

O que é o liqui liqui?

  • Apesar de ter sido popularizado pelo ex-presidente da Bolívia, o liqui liqui é uma vestimenta típica da Venezuela, originalmente usada como traje de gala na região dos llanos venezuelanos (Estados Guárico, Barinas, Cojedes e Portuguesa).
  • É um traje usado para comemorar festas e danças de joropo (dança típica venezuelana).
  • A vestimenta simboliza a figura do llanero (homem do campo), do caudilho (chefe político ou militar) e carrega uma identidade nacionalista.
  • O traje e a própria palavra "liqui liqui" têm origem incerta, mas acredita-se que pode ter vindo da China ou da Europa, como derivação de um uniforme francês chamado liquette.
  • Normalmente o liqui liqui é feito de algodão ou linho, para climas frios, como o da região dos Andes. É composto por três peças: calça, alpargatas e jaqueta com 5 ou 6 botões e sem gola.
  • Originalmente o liqui liqui é de cor branca ou bege. Antigamente, era considerado uma vestimenta masculina, mas atualmente é usada também por mulheres.
  • O liqui liqui foi declarado traje típico da Venezuela no ano de 2017 por meio de uma resolução oficial.

Traje utilizado por líderes de esquerda

  • A "jaqueta" ficou mundialmente conhecida desde que Evo Morales começou a usar o traje estilizado feito pela estilista Beatriz Canedo Patiño, conhecida como a Rainha da Alpaca.
Evo - RODRIGO ARANGUA / AFP - RODRIGO ARANGUA / AFP
Evo Morales tornou o traje conhecido mundialmente
Imagem: RODRIGO ARANGUA / AFP
  • Além de Lula e Evo Morales, outros líderes da esquerda latina já usaram o traje, como Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. Também foi a roupa escolhida por Hugo Chávez, ex-presidente venezuelano, quando saiu da prisão em 1994.
  • Quem também escolheu a roupa campesina em uma ocasião de gala foi o escritor colombiano Gabriel García Márquez, para receber o prêmio Nobel, em 1982.
Gabriel -  Harry Ransom Center -  Harry Ransom Center
Gabriel García Márquez usou traje para receber o Nobel em 1982
Imagem: Harry Ransom Center
  • O traje era também produzido pelo alfaiate Manuel Sillerico, em sua loja localizada no centro de La Paz. Para criar um estilo próprio e autêntico, tecidos do altiplano boliviano foram adaptados ao liqui liqui.
  • A vestimenta campesina, estilizada com tecidos originários andinos, virou uma marca de Morales, que presenteou o liqui liqui a vários outros líderes mundiais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Evo Morales é ex-presidente da Bolívia, e não o atual. A informação foi corrigida