Atacada, catadora que entregou faixa a Lula explica viagens internacionais
Aline Sousa recebeu comentários que a chamavam de desonesta, "laranja" e ironizavam seu trabalho como catadora de materiais recicláveis por conta de fotos de viagens postadas nas redes sociais. No entanto, a mulher responsável por colocar a faixa presidencial em Lula (PT) disse que foi julgada pelo "mais superficial".
No vídeo, Aline explicou que é reconhecida por sua profissão e, por isso, é convidada para estudar e levar metodologias brasileiras para outros países. Foi a convite de "missões técnicas" que a catadora visitou a África do Sul e a Itália.
A simples catadora de materiais recicláveis, que cresceu com toda dificuldade, por conta do ofício e de toda representatividade alcançada, foi convidada a levar o conhecimento que temos aqui no Brasil e, também, aprender com outros países… Somos todos iguais e escolhemos onde e com que queremos trabalhar! Agora vou continuar lutando, dia após dia, por todos os catadores de materiais recicláveis do Brasil! Porque nós merecemos trabalhar com dignidade, segurança, direitos... Assim como qualquer outra classe trabalhadora!
Aline Sousa sobre viagens internacionais
Quem é Aline Sousa?
- Estudante de Direito e catadora desde os 14 anos, ela segue na mesma cooperativa que sua mãe e vó trabalharam;
- Em 2012, foi eleita diretora secretária da rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal);
- Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores;
- Beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, lançado por Lula.
Antes de chegar ao petista, o item passou pelas mãos do cacique Raoni, de uma criança negra, um metalúrgico e outros quatro representantes da sociedade. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a entregar a faixa para seu sucessor. Ele viajou para os Estados Unidos na sexta-feira (30).
Surpresa em passar a faixa
Conforme publicou Chico Alves, do UOL, Aline soube apenas no momento de subir a rampa que seria a pessoa escolhida para colocar a faixa presidencial no petista.
"Eu fiquei nervosa, até me enrolei ali na hora de passar a faixa, botar a faixa nele. Mas correu tudo bem, graças a Deus", contou Aline à coluna. "Foi nervosismo puro".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.