Topo

Esse conteúdo é antigo

Castro defende ministra acusada de relação com milícia: Pessoa super séria

Daniela do Waguinho é acusada de envolvimento com milicianos da Baixada Fluminense - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo e Divulgação
Daniela do Waguinho é acusada de envolvimento com milicianos da Baixada Fluminense Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo e Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/01/2023 12h40Atualizada em 06/01/2023 12h43

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, elogiou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), acusada de envolvimento com milicianos.

É uma mãe de família, uma deputada federal, a mais votada do Rio de Janeiro, uma ministra de Estado. A Daniela que eu conheço é uma pessoa super séria. O compliance [da ministra] foi feito na urna.
Cláudio Castro ao jornal Valor Econômico

Conhecida como Daniela do Waguinho, a ministra está sob os holofotes após a revelação que o ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado por homicídio e apontado como chefe de uma milícia na Baixada Fluminense, fez campanha para ela em 2018.

Em 2017, Jura também foi nomeado assessor da prefeitura de Belford Roxo (RJ), comandada pelo marido de Daniela, Waguinho (União Brasil).

Em nota, a equipe da ministra negou qualquer envolvimento com o crime. "Apoio político não significa que ela compactue com qualquer apoiador que porventura tenha cometido algum ato ilícito", disse.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que, por enquanto, não há fato relevante para demiti-la.

Nesta manhã, o presidente Lula (PT) disse durante a primeira reunião ministerial que irá dispensar quem "fizer coisa errada". "Quem fizer coisa errada, a pessoa, da maneira mais educada possível, será convidada a deixar o governo. E, se cometeu algo grave, deve se colocar diante das investigações e da própria justiça", afirmou.