Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo Lula diz não haver fato relevante para demitir ministra do Turismo

29.dez.2022 - Lula com Daniela Carneiro, a Daniela do Waguinho, ministra do Turismo - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
29.dez.2022 - Lula com Daniela Carneiro, a Daniela do Waguinho, ministra do Turismo Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Maceió

05/01/2023 18h20

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que, por enquanto, "não há fatos relevantes" para demitir a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), que tem elo com o ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, apontado como chefe de uma milícia na Baixada Fluminense.

Em entrevista à CNN Brasil, Costa afirmou que as fotos que mostram Daniela ao lado de Juracy em atos de campanha no Rio, em 2018, "não constituem nenhum ato que caracterize má conduta da ministra".

"Em uma campanha [eleitoral] muitas vezes você tira fotos com muitas pessoas, com quem inclusive você nunca viu às vezes. Então, neste momento, não há nada relevante que justifique maiores preocupações em relação à ministra", declarou o chefe da Casa Civil.

Ministra não fala sobre o caso. Hoje, após comparecer à posse da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), Daniela Carneiro se recusou a comentar o elo com Jura.

A ministra afirmou que seu posicionamento já foi emitido por meio de uma nota à imprensa, quando destacou que "apoio político não significa que ela compactue com qualquer apoiador que porventura tenha cometido algum ato ilícito".

Daniela Carneiro salienta que compete à Justiça julgar quem comete possíveis crimes.

O ex-PM —que cumpre regime semiaberto— fez campanha para Daniela quando ela concorria ao seu primeiro mandato, em 2018, conforme informou a Folha de S.Paulo.