Líder do governo na Câmara cobra responsabilidade penal do governo do DF
O líder do governo na Câmara escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deputado José Guimarães (PT-CE), disse ao UOL que o governo do Distrito Federal precisa ser responsabilizado civil e penalmente por ter sido, segundo ele, conivente com os golpistas.
"É espantoso a conivência da PM (Polícia Militar) de Brasília e do governador Ibaneis Rocha (MDB) porque a segurança do Palácio do Planalto é da polícia de Brasília. O governo do DF precisa ser responsabilizado civil e penalmente. Se a polícia não dá jeito, as forças armadas precisam garantir a ordem democrática e a segurança do Palácio e do Congresso", disse Guimarães ao UOL.
Bolsonaristas ficaram acampados por meses em frente ao quartel general do Exército em Brasília.
Um grupo de milhares de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF na tarde de hoje (8).
Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.
"Esses atos são inaceitáveis e precisam os responsáveis e os participantes desse vandalismo político e de agressão à Constituição brasileira precisam ser reprimidos na forma da lei", afirmou.
Guimarães disse que ainda não tinha conversado com os ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça, Flavio Dino.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.