Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: declaração de Ibaneis sobre atos terroristas em Brasília é cinismo

Colaboração para UOL, em São Paulo

08/01/2023 19h51Atualizada em 08/01/2023 20h00

Tales Faria, colunista do UOL, comentou a declaração de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, sobre os atos golpistas que aconteceram em Brasília neste domingo (8). Para Tales, há cinismo em sua fala.

"Esse negócio do Ibaneis é uma loucura. Na diplomação, o Lula citou na entrevista dele, que na diplomação [em 12 de dezembro], houve aqueles atos terroristas e o Ibaneis não apurou nada. Nada foi apurado da participação da polícia naquele caso. Vários policiais fazendo vista grossa, confraternizando com os terroristas, e nenhum policial foi punido. Houve uma invasão de uma delegacia da sede da polícia Federal, e de uma delegacia de polícia, e não fizeram nada. Nada", analisou Tales.

O Ibaneis não fez nada. Então, ele agora dizer que não imaginava que fosse terrorismo, é cinismo
Tales Faria

"Ibaneis foi leniente, senão conivente. Isso tem que ser apurado, não cabe desculpas agora. O que ele demonstrou agora, foi que não é um democrático", acrescentou.

Invasão

Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Manifestantes golpistas invadem as sedes dos Três Poderes