Vidro blindado impediu que golpistas entrassem na sala de Lula, diz Pimenta
O gabinete do presidente Lula (PT) tem um sistema de segurança reforçado, que inclui vidros blindados. A informação é do ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta.
Na tarde de ontem, bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes —Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF (veja aqui um resumo dos atos terroristas ocorridos em Brasília).
Não conseguiram entrar no gabinete do presidente Lula porque tem um sistema de segurança que não permitiu que eles pudessem adentrar naquela área. A parte mais danificada foi no térreo e o segundo andar.
Paulo Pimenta conversou hoje com jornalistas
Pimenta acrescentou que golpistas conseguiram entrar na sala da ministra Rosa Weber, que foi totalmente destruída.
O ministro também comentou sobre a perícia que está sendo feita nas sedes dos 3 Poderes:
- Foi encontrada pelo menos uma granada no STF.
- A polícia vai coletar material orgânico, como sangue, fezes e urina, para identificar os criminosos.
- Está em andamento a perícia de obras de arte, equipamentos roubados e documentos furtados.
Pimenta também comentou sobre a possibilidade de que os bolsonaristas receberam ajuda para entrar no Planalto e no Congresso.
Quem entrou no Palácio conhecia o Palácio. Nada do que aconteceu aqui poderia ter acontecido sem algum nível de facilitação, cumplicidade.
Paulo Pimenta conversou hoje com jornalistas
"Vocês podem observar que a porta principal não foi quebrada, portanto as pessoas entraram pela porta, no Congresso a porta também não foi danificada. Agora a porta do STF foi destruída."
O ministro também diz que Lula vai trabalhar hoje no Palácio do Planalto "para mostrar que o governo está funcionando na sua absoluta normalidade".
A ministra Rosa Weber também vai despachar do seu gabinete no anexo do STF, que não foi invadido.
Relembre a invasão ao Congresso, Planalto e STF
Um grupo de milhares de extremistas Manifestantes golpistas destruíram vidros, câmeras e mobília durante a invasão feita hoje ao prédio do STF, em Brasília.
Bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais, invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF.
Os golpistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.
Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.
Após a tomada do Congresso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e entrou no prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.
Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.