Nome forte das caravanas ao DF e filiado ao PL: quem é Ramiro Caminhoneiro
Apontado como um dos principais nomes na organização de caravanas para os atos golpistas em Brasília, Ramiro Caminhoneiro, 49, se apresenta nas redes sociais como um "patriota a serviço do transporte".
Ele é um dos presos nesta sexta-feira (20) pela PF (Polícia Federal) durante a Operação Lesa Pátria.
Quem é Ramiro dos Caminhoneiros:
- Nas redes sociais, diz que "a força dos caminhoneiros liberta o Brasil do Comunismo"
- Concorreu duas vezes a uma vaga na Câmara dos Deputados: em 2018, pelo PSL, e em 2022, pelo PL (Partido Liberal), mesmas legendas que abrigaram Jair Bolsonaro nos pleitos
As viagens gratuitas para o Distrito Federal eram oferecidas em grupos de bolsonaristas mobilizados desde o fim das eleições deste ano.
Um levantamento encomendado pela Lupa para uma empresa que monitora grupos em aplicativos de mensagens mostrou que o nome Ramiro Caminhoneiro foi mencionado pelo menos 82 vezes como organizador de caravanas no WhatsApp.
- Outras 88 vezes ele foi mencionado como 'Caminhoneiro Ramiro'.
- No Telegram, foram 1.148 mensagens com menções ao nome dele nos 122 grupos monitorados.
- As citações a ele acontecem desde 2018, quando houve tentativas de paralisação dos caminhoneiros.
- Em todos os casos, um mesmo telefone aparece atrelado ao organizador de caravanas.
- A linha com DDD 11 (São Paulo) é apresentada para pedir doações que financiam as ações de Ramiro.
Ainda no domingo, circulavam informações de que Ramiro forneceria 20 mil ônibus para viagens ao DF. O caminhoneiro negou a informação e, por meio de nota redigida por sua advogada, disse que apenas divulgava o transporte fornecido por outra pessoa.
Ele diz que realiza prestação de contas das doações recebidas em sua conta.
Nesta terça (10), dois dias após as invasões às sedes dos três Poderes, e no dia seguinte à retirada dos bolsonaristas acampados em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, Ramiro publicou um vídeo nas redes sociais no qual diz que o cenário deixado no QG é "desolador e degradante" e pede doações pelo Pix para "libertar o Brasil".
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou ontem que todos os ônibus que levaram criminosos até Brasília foram identificados e os responsáveis serão punidos. Os extremistas chegaram ao DF após convocação nas redes sociais e disponibilização de transporte.
Hoje, Dino informou que as investigações chegaram a empresários do agronegócio e comerciantes do Sul e Centro-Oeste, e até a CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores).
Cerca de 1,5 mil pessoas já foram detidas, e há a previsão de que a Polícia Federal faça o pedido de mais 50 prisões hoje, incluindo de financiadores de ato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.