Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro Alexandre de Moraes faz vistoria em prédio do STF após vandalismo

Alexandre de Moraes faz vistoria em prédio do STF - Divulgação/Flickr/STF
Alexandre de Moraes faz vistoria em prédio do STF
Imagem: Divulgação/Flickr/STF

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 16h24

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes realizou hoje a vistoria na sede da Suprema Corte, destruída por golpistas no último domingo (8).

Reconstrução. Na segunda (9), a presidente do STF afirmou durante reunião com o presidente Lula (PT) e governadores que planeja restaurar o edifício-sede do tribunal até a sessão de abertura do ano Judiciário, no dia 1º de fevereiro.

Assim, isso permitiria à Corte retomar os trabalhos já com o prédio minimamente liberado.

Sede do STF foi destruída por bolsonaristas. O plenário ficou totalmente destruído: cadeiras dos ministros e os assentos foram retirados e depredados, além dos equipamentos eletrônicos, mesas e materiais de auxílio do local.

Bustos de personalidades históricas, como o de Rui Barbosa (1849-1923), responsável pela criação do tribunal no modelo atual, e do abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910), foram vandalizados.

O segundo e terceiro andar do edifício-sede também foram atacados, incluindo os corredores e salas próximas ao gabinete da presidência. O comitê de imprensa também foi destruído, com monitores e televisões arremessadas ao chão e vandalizadas por bolsonaristas.

Ministro Alexandre de Moraes faz vistoria em prédio do STF - Divulgação/Flick/STF - Divulgação/Flick/STF
Ministro Alexandre de Moraes faz vistoria em prédio do STF
Imagem: Divulgação/Flick/STF