Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não há hipótese de se repetir o 8/1', diz interventor da segurança no DF

Terrorismo em Brasília - Reuters
Terrorismo em Brasília Imagem: Reuters

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

11/01/2023 21h06Atualizada em 11/01/2023 21h30

Ricardo Cappelli comemorou o sucesso da operação realizada hoje pela Força Nacional e pela Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, palcos de atos terroristas realizados em 8 de janeiro por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Foi exemplar. Extremistas não apareceram, não tomaram o poder na marra e jamais tomarão. Não há hipótese de se repetir o que aconteceu no dia 8"
Interventor no DF

A declaração ocorre depois de a AGU (Advocacia-Geral da União) ter dito ao STF (Supremo Tribunal Federal) que manifestantes bolsonaristas realizariam novo ato de possível caráter terrorista e antidemocrático nesta quarta-feira (11).

  • Em resposta, o ministro Alexandre de Moraes determinou que as autoridades públicas impedissem tentativas de ocupação ou bloqueio de vias públicas, rodovias e prédios públicoso

Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos"
Alexandre de Moraes, do STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional na região central de Brasília até 19 de janeiro. De acordo com interlocutores do governo consultados pelo UOL, a ação preventiva passará por avaliação diária até o fim do período determinado.