Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Sakamoto: Assédio a advogado de Lula é fascista e deve ser criminalizado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2023 20h13

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto classificou como fascistas o assédio e a intimidação a Cristiano Zanin, advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Zanin foi ofendido e ameaçado, nesta quarta-feira (11), por um homem ainda não identificado, enquanto escovava os dentes, no banheiro do aeroporto de Brasília.

"Esse assédio fascista, nesses ambientes particulares, pode e deve ser criminalizado. Esse tipo de perseguição dentro de restaurantes, aviões e em todos esses lugares precisa ser punido. Essas pessoas sabem muito bem o que estão fazendo, não estão alteradas, mas adotando métodos fascistas de intimidação porque discordam de outras", comentou Sakamoto, lembrando que existem ambientes próprios e arenas públicas para a discordância.

O colunista —que participou da edição das 18h do UOL News de hoje— comparou esse tipo de assédio ao comportamento de bullying praticado nas escolas.

"Essas pessoas são covardes e medrosas. É um comportamento semelhante a aquele de bullying feito por valentões que andam em grupo atacando verbal ou fisicamente pessoas quando estão sozinhas", disse Sakamoto, destacando que agressões como as registradas contra o advogado do presidente são uma herança do último governo.

"As pessoas no Brasil sob Bolsonaro passaram a apanhar e alguns até a morrer —lembramos o número vítimas petistas durante a campanha— simplesmente pelo que elas acreditam. Simplesmente por aquilo que elas defendem".

Com intervenção, segurança no DF volta a ter comando após sabotagem de 8/1

Ainda durante participação no UOL News, o colunista comentou as medidas anunciadas pelo interventor de Segurança Pública no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, contra novos atos que estão sendo convocados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília.

Para Leonardo Sakamoto, mais do que falta de comando, houve sabotagem por parte dos responsáveis pela segurança no DF em relação aos atos golpistas e a intervenção é importante para colocar ordem na casa.

"Agora, com a presença de Ricardo Capelli, voltamos a ter comando na segurança do DF. As polícias Civil e Militar e toda a estrutura de segurança e inteligência voltaram a funcionar. É necessário um freio de arrumação, já que houve uma sabotagem dessa estrutura e essa presença do interventor, neste momento, é importante para botar ordem na casa", comentou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre ao vivo e em três edições.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: