Topo

Lula acusa Bolsonaro de não respeitar Constituição e as Forças Armadas

O presidente Lula posou ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández  - Reprodução
O presidente Lula posou ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández Imagem: Reprodução

Do UOL em Brasília

23/01/2023 14h44Atualizada em 23/01/2023 14h47

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje (23) que o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), desrespeitou o que a Constituição define como o papel das Forças Armadas ao colocar as corporações para servirem a ele.

Aconteceu um fenômeno no Brasil, se você pedir para que eu explique, eu não sei, mas Bolsonaro conseguiu a maioria em todas as forças militares da polícia dos estados, da Polícia Rodoviária, uma parte da Polícia Militar e uma parte das Forças Armadas. Isso é reconhecido por qualquer cidadão que faça política no Brasil, e nós agora temos um papel de muita responsabilidade, que é fazer com que o país volte à normalidade" Lula

Ao falar ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires, Lula disse que o papel das forças está claro na Constituição que é defender o país de ameaças estrangeiras, ajudar em possíveis desastres, entre outros.

O que aconteceu é que o Bolsonaro não respeitou a Constituição e não respeitou as Forças Armadas e eu tenho certeza que vamos colocar as coisas no lugar. O Brasil vai voltar a normalidade" Lula

Há dois dias, Lula demitiu o comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda, em meio a uma crise de confiança aberta após os ataques do dia 8 de janeiro, em Brasília.

O novo chefe da Força é o atual comandante militar do Sudeste (responsável por São Paulo), general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.