Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 8/1, interventor fala em atenção redobrada para posse no Congresso

Colaboração para o UOL, em Salvador

25/01/2023 16h29Atualizada em 25/01/2023 17h54

Interventor do Distrito Federal, Ricardo Cappeli, disse que a atenção das forças de segurança estará redobrada para 1º de fevereiro.

  • Na ocasião, acontece a posse de novos deputados e senadores para a próxima legislatura.
  • Hoje, ele participou de uma reunião sobre o plano de segurança para o dia da posse.

Atendendo ao pedido dos presidentes Arthur Lira (PP) e Rosa Weber (STF), estamos com a atenção redobrada

Cappelli foi chamado para cuidar da segurança do Distrito Federal em resposta aos atos golpistas de 8 de janeiro, após o presidente Lula (PT) implementar a presença da Força Nacional de Segurança Pública em Brasília.

Apesar da preocupação do interventor com a segurança na Praça dos Três Poderes no dia da posse, o ministro da Justiça Flávio Dino negou que haverá uma prorrogação da intervenção na segurança pública do DF. Conforme o líder da pasta, não há razão constitucional para que ela prossiga além do dia 31 de janeiro, prazo que já estava estipulado.

Dino afirmou que "a intervenção cumpriu com o seu papel ao avançar, elucidar e esclarecer os fatos tais como ocorreram no dia 8 de janeiro".

No próximo dia 1º de fevereiro, 27 senadores eleitos em outubro de 2022 tomam posse, assim como os 513 deputados federais eleitos. A data marca o início da nova legislatura do Congresso Nacional, que se encerrará em 31 de janeiro de 2027.