É impossível classificar a atuação de policiais militares como correta nos ataques golpistas de 8 de janeira, avalia o colunista do UOL Chico Alves.
Durante participação na edição das 18h do UOL News, Chico comentou sobre os vídeos inéditos que mostram como o recuo de policiais militares facilitou a invasão de golpistas ao prédio do Supremo Tribunal Federal.
Vemos aí a falta de iniciativa da Polícia Militar, que ficou olhando essa bagunça toda acontecendo."
Aí, quando o comandante da Polícia Militar [coronel Fábio Augusto Vieira] é afastado por conta desse fracasso na estratégia de contenção desses golpistas, alguns policiais ficaram reclamando em grupos de WhatsApp, falando que foi uma injustiça."
Alguém tem que ser punido, não é possível que um policial militar de profissão, de ofício, ache que ela atuação da polícia foi ok."
As novas imagens foram entregues à Polícia Federal e devem ser utilizadas para ajudar nas investigações e identificar os envolvidos nos atos.
No vídeo, é possível ver que, somente depois de centenas de radicais avançarem em direção aos prédios, é que uma equipe do Choque da Polícia Militar fez uma barreira para impedir o avanço aos prédios.
Os golpistas fizeram o que quiseram e alguém tinha que ser punido. O punido foi o comandante da Polícia Militar e agora é preciso ver os erros."
Os policiais têm de ver e rever essas imagens, como a gente vê jogo de futebol para olhar onde nosso time errou. Eles têm de rever essas imagens para que isso nunca mais se repita em Brasília e que a normalidade se faça de uma vez por todas."
"Policiais devem defender o Estado"
O colunista do UOL também comentou o anúncio do nome de Sandro Avelar como novo secretário de Segurança Pública do DF.
Para Chico, o maior desafio do novo secretário será mostrar aos policiais que, enquanto estiverem exercendo sua função, devem defender o Estado.
O grande desafio é que o novo secretário coloque na cabeça dos policiais, principalmente na Polícia Militar do Distrito Federal, que, mesmo eles tendo simpatia o um politico ou outro, o dever deles é dar a segurança que o Estado precisa, que o cidadão precisa."
Lacalle Pou tenta reduzir domínio do Brasil na América do Sul
O colunista Chico Alves também analisou sobre o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou.
Segundo o colunista do UOL, não houve uma convergência total durante o diálogo. E a decisão do presidente uruguaio em fazer uma negociação diretamente com a China mostra que o país sul-americano pretende deixar um pouco de lado a receita normalmente seguida pelos países da América do Sul, que costumam seguir o Brasil como líder em negociações.
Poul faz um caminho surpreendentemente independente."
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.