Topo

Esse conteúdo é antigo

Interventor cita 'perfeita harmonia' em transição com novo secretário do DF

O interventor federal, Ricardo Cappelli - José Cruz/Agência Brasil
O interventor federal, Ricardo Cappelli Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

26/01/2023 16h25

O interventor do governo federal no DF, Ricardo Capelli, citou hoje uma "perfeita harmonia" em transição com o novo secretário local de Segurança Pública, o delegado Sandro Avelar.

Iniciamos hoje o processo de transição para o novo secretário de segurança pública do DF indicado pela governadora em exercício, Celina Leão. A intervenção federal termina no dia 31. Perfeita harmonia com o delegado Sandro Avelar.
Ricardo Capelli

Ontem, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou o nome de Avelar como novo secretário de Segurança Pública.

  • Delegado da PF (Polícia Federal) desde 1999, ele já havia chefiado a pasta de 2011 a 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT).

Medida preventiva. Segundo a governadora, o perfil de Avelar corresponde às necessidades da pasta, que organiza um esquema de segurança para prevenir novos atos com pautas antidemocráticas em 1º de fevereiro, durante o retorno dos trabalhos no STF (Supremo Tribunal Federal) e a posse de deputados federais e senadores.

A secretaria está sem titular desde 8 de janeiro deste ano, dia em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizarem atos de vandalismo nos prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto.

O anúncio ocorre a uma semana do fim da intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, que seguirá em vigor até 31 de janeiro. Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, a medida não deverá ser prorrogada.