Moraes nega ação contra posse de deputada de MG que ainda não tem 21 anos
Após uma decisão do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, a deputada estadual eleita Chiara Biondini (PP) poderá tomar posse na AL-MG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) mesmo sem ter a idade mínima, de 21 anos, para assumir o cargo.
O ministro negou hoje a liminar de tutela antecipada que requisitava que Chiara, filha do deputado federal Eros Biondini (PL), não tomasse posse.
Com 20 anos atualmente, Chiara completará a idade mínima prevista para assumir a cadeira na AL-MG apenas no dia 22 de fevereiro. A data da posse está prevista para acontecer no dia 1º de fevereiro, próxima quarta-feira.
O suplente da deputada eleita, Heleno do Hospital (PP), ingressou com uma ação solicitando que a posse e a diplomação dela fosse impedida por este motivo.
No entanto, o TSE lembra na decisão que o regimento interno da AL-MG prevê "a posse dos deputados estaduais poderá ocorrer em até 30 dias depois da primeira reunião preparatória, que tem previsão para acontecer a partir do dia 1º de fevereiro de 2023, podendo esse prazo ser prorrogado uma vez, a requerimento do deputado ou da deputada".
"Dessa forma, considerando o prazo de 30 dias previsto no dispositivo regimental, concluiu que a então candidata poderia 'se utilizar dessa prerrogativa, a critério do Poder Legislativo, para tomar posse no cargo de deputada estadual', não havendo 'que se falar - ainda que em tese - em ausência de condição de elegibilidade em razão da idade, devendo ser deferido o seu registro de candidatura'", acrescenta o TSE no documento.
Em sua conta oficial do Instagram, o deputado Eros Biondini fez uma publicação celebrando a posse da filha. Através da rede social, o parlamentar se disse emocionado ao receber o convite para a cerimônia.
Deputada estadual mais jovem a ser eleita no Brasil, Chiara recebeu 34.126 votos no último pleito. Ela é natural de Belo Horizonte e estudante de administração de empresas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.