Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais seis indígenas yanomamis morrem em Roraima por malária e desnutrição

Médica pediatra Bruna Farias, da Força Nacional do SUS, atende criança yanomami da região do Surucucu com suspeita de malária, na Casai (Casa de Saúde Indígena) em Boa Vista (RR) - Vinicius Sassine/Folhapress
Médica pediatra Bruna Farias, da Força Nacional do SUS, atende criança yanomami da região do Surucucu com suspeita de malária, na Casai (Casa de Saúde Indígena) em Boa Vista (RR) Imagem: Vinicius Sassine/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

28/01/2023 12h03Atualizada em 28/01/2023 16h08

Mais seis indígenas yanomamis morreram ontem na comunidade de Surucucu, em Roraima, a 270 quilômetros de Boa Vista. A informação foi confirmada por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena.

Entre as vítimas, havia uma mulher e uma criança de 9 anos. As outras quatro vítimas eram homens adultos: um deles, uma liderança na comunidade de Surucucu e outros três, jovens que viviam na região.

A mulher, mãe de duas crianças, tinha desnutrição grave e estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista. Os filhos dela estão internados no hospital infantil do estado, também em tratamento por desnutrição grave.

Segundo Júnior Hekurari, as mortes foram causadas por malária e desnutrição. Os corpos dos homens e da criança não foram resgatados ontem por estarem em um local de difícil acesso e próximo à região de garimpo ilegal.

O Hospital da Criança em Boa Vista, tem, até o momento, 53 crianças yanomamis internadas. No total, há 64 pacientes internados e sete deles em UTIs.

A Casai (Casa de Saúde Indígena) tem 700 indígenas esperando atendimento.

Yanomami - Lalo de Almeida/Folhapress - Lalo de Almeida/Folhapress
Criança yanomami internada com desnutrição em hospital de Boa Vista
Imagem: Lalo de Almeida/Folhapress

As principais causas de internação dos yanomamis são:

  • diarreia e doença gastrointestinal aguda;
  • desnutrição grave;
  • pneumonia;
  • malária;
  • acidentes com cobras.

O governo federal decretou estado de emergência no território Yanomami. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 570 crianças desse povo morreram em decorrência da contaminação por mercúrio e fome, causadas pelo "impacto do garimpo ilegal na região", nos últimos quatro anos.

O presidente Lula (PT) esteve no último fim de semana na região e descreveu a condição deles como "desumana".