Topo

'Não existe bolsonarismo' e injustiças no 8/1: a fala de Bolsonaro nos EUA

Do UOL, no Rio

01/02/2023 15h51Atualizada em 01/02/2023 16h23

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou para cerca de 600 apoiadores na noite de ontem em Orlando (EUA). Irônico, ele disse que não falaria nada polêmico.

"A imprensa está aqui esperando uma pequena frase minha para fazer um tumulto amanhã, mas não terá esse prazer."

Logo em seguida, criticou o início do governo Lula (PT).

Pode ter certeza, em pouco tempo teremos notícias. Por si só, se esse governo continuar na linha que demonstrou nesses primeiros 30 dias, não vai durar muito tempo."

Veja mais falas de Bolsonaro, em seu primeiro discurso em um evento público desde que viajou aos Estados Unidos, em 30 de dezembro.

Não existe, pessoal, um bolsonarismo. Existe, em um momento, uma nova cultura, uma aglutinação de forças que existia no passado mas estavam espalhadas pelo Brasil."

A extrema direita que contesta, sem provas, a vitória de Lula nas urnas e defende uma intervenção militar passou a dizer que são patriotas, e não bolsonaristas, embora compartilhem das ideias propagadas por Bolsonaro durante seu mandato (críticas ao STF e ao Estado Democrático de Direito, por exemplo).

Atos golpistas: "gente injustiçada"

Em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro, Bolsonaro defendeu que "aquilo não é terrorismo".

Então o pessoal tem que ter consciência do que está fazendo, e muita gente foi injustiçada lá. E aquilo não é terrorismo, pela nossa legislação. Então é gente que tem que ser, sim, individualizada a ação dessas pessoas. Invasão, depredação, e cada um que pague por aquilo que fez."

"Agora, 99.9% das pessoas ditas de direita sabem o que querem, sabem se comportar, dão exemplo, lutam pelos seus direitos, sabem o que são os Três Poderes."

"Que Deus me permita logo voltar ao Brasil"

Sem dizer quando (e se) volta ao país, Bolsonaro agradeceu aos apoiadores que pagaram de R$ 50 a R$ 250 para vê-lo.

Meu muito obrigado pela oportunidade, que Deus me permita voltar logo ao Brasil. Sei do que está acontecendo lá. Mas pretendo, sim, se Deus quiser voltar com uma mesa diretora do Senado diferente da que nós temos nos dias de hoje."

Questionou resultado das eleições

Mais uma vez, Bolsonaro coloca em suspeição o processo eleitoral brasileiro. Antes e durante as eleições de 2022, o ex-presidente atacou diversas vezes as urnas eletrônicas, sistema pelo qual ele e seus filhos têm sido eleitos há 30 anos.

O que aconteceu por ocasião das eleições que eu posso dizer para vocês? Eu nunca fui tão popular no ano passado, muito superou a 2018. E no final das contas, a gente fica com uma interrogação na cabeça."

No resultado do 2º turno, Lula ficou cerca de 2,1 milhões de votos à frente. Em novembro, o Ministério da Defesa do governo Bolsonaro enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seu relatório sobre a fiscalização do processo eleitoral sem ter apontado nenhum indício de fraude.

"Espero que não crie uma taxa em cima do Pix"

As críticas direcionadas ao governo Lula incluíram até um boato de rede social.

[O Pix] foi uma coisa que ajudou muito a nossa economia, uma revolução. (...) Eu espero que esse novo governo não crie uma taxa em cima do Pix, uma CPMF em cima do pix.

No início deste mês, o Banco Central negou boatos que circulam pelas redes sociais. "Não há qualquer estudo sobre taxação do Pix. Também não há qualquer intenção de se mudarem as regras de gratuidade vigentes", disse o BC em nota.

Que Lula proporcione felicidade ao povo

Apesar de apostar que Lula não "dura muito tempo", Bolsonaro declarou sobre seu principal adversário político:

Este que assumiu agora nos deixa com muita incerteza. Mas eu não vim agora aqui para criticar quem quer que seja. Eu peço que Deus ilumine cada um e que ele proporcione felicidade ao nosso povo."