Topo

Esse conteúdo é antigo

Moraes autoriza PF a ouvir Marcos do Val sobre coação de Bolsonaro a golpe

Marcos do Val (Podemos-ES) disse que vai pedir renúncia do mandato de senador - Waldemir Barreto/Agência Senado
Marcos do Val (Podemos-ES) disse que vai pedir renúncia do mandato de senador Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

02/02/2023 10h49

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a Polícia Federal a ouvir o senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre a tentativa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de coagi-lo a um plano para um golpe. A oitiva deve ser conduzida em até cinco dias.

Mais cedo, o delegado Raphael Soares Astini fez o pedido ao ministro por considerar que as declarações de Do Val possuem "informações relevantes quanto a investigação em apreço". A solicitação foi feita no inquérito que apura os atos golpistas de 8 de janeiro.

"Conforme amplamente noticiado, o Senador Marcos do Val divulgou em suas redes sociais ter recebido proposta com objetivo de ruptura do Estado Democrático de Direito, circunstância que deve ser esclarecida no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito a eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos arts. 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal", pontuou Moraes.

A jornalistas, Do Val disse que está à disposição para prestar depoimento. "Estou esperando. É inevitável. Claro que vou ter que esclarecer, lógico. Não fiz isso antes por conta de não expor o ministro Alexandre", afirmou.

O senador afirmou durante a madrugada, em uma transmissão nas redes sociais, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo a participar de um golpe de Estado contra a eleição de Lula.

Eu ficava p*** quando me chamavam de bolsonarista. [...] E vocês esperem. Na sexta-feira, vai sair na [revista] Veja a tentativa de Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto com ele. Só para vocês terem uma ideia. E é lógico que eu denunciei." Senador Marcos Do Val em transmissão nas redes

A tentativa de envolvimento do senador também teria partido do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), preso hoje pela PF após mandado do ministro Alexandre de Moraes.

A prisão de Silveira, no entanto, não tem relação com as revelações de Do Val. A detenção se deu pelo ex-deputado descumprir as condições para sua liberdade ao:

  • danificar a tornozeleira eletrônica;
  • voltar a ameaçar ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral);
  • colocar dúvida sobre as urnas eletrônicas, inclusive em entrevistas a veículos de comunicação e;
  • tentar criar novas contas nas redes sociais.