Topo

Esse conteúdo é antigo

Vieira descarta força de bolsonarismo no Senado: 'Não reúne dez ou 12'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2023 09h43

Em entrevista ao UOL News desta quinta, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) negou que a votação para a presidência do Senado tenha se tornado uma espécie de '3º turno' da eleição presidencial. O tucano também afirmou que o bolsonarismo não tem tanta força na Casa, mesmo com os 32 votos recebidos por Rogério Marinho (PL-RN), apoiado pelo ex-presidente.

Os representantes do governo Bolsonaro no Senado não reúnem dez ou doze parlamentares. É uma ilusão imaginar que ele tenha representatividade aqui. Ele não tinha quando era presidente da República, imagine agora. Não existe espaço para o bolsonarismo aqui. Alessandro Vieira, senador (PSDB-SE)

Crítico do governo Bolsonaro, Vieira justificou seu voto em Marinho por discordar da maneira como Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente reeleito e apoiado por Lula, lidou com questões relevantes.

O que existe no Senado é uma insatisfação com a forma de condução da Casa. Temos 1,7 mil proposituras engavetadas pelo Pacheco, sem despacho, e que estão paralisadas. Tivemos o orçamento secreto e a resistência à instalação da CPI da Covid. Alessandro Vieira, senador (PSDB-SE)

Maierovitch: Com mosaico golpista de Bolsonaro, coação precisa ser apurada

Com as acusações do senador Marcos do Val (Podemos-ES) de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo para dar um golpe de Estado, Wálter Maierovitch pediu uma apuração cuidadosa dos fatos. O colunista ressaltou que as atitudes do ex-presidente contribuem para fortalecer as suspeitas.

Diante de todo o mosaico muito claro do golpismo de Bolsonaro, é possível [a coação para o golpe]. Isso tudo precisa ser apurado. Essa fala dele é um indicativo que obriga a necessidade de uma apuração, na qual outros elementos vão reforçar a validade de tudo isso. Por enquanto, é a palavra de um contra o outro. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Josias: Abandonado pelo bolsonarismo, Silveira se torna réu indefeso

A prisão do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) não surpreendeu Josias de Souza. O colunista avaliou que o ex-parlamentar segue o caminho daqueles que contaram em algum momento com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ficaram pelo meio da estrada.

Ele perde o escudo do mandato parlamentar. Ele é um contumaz desrespeitador de ordens judiciais. Agora, está padecendo do mesmo mal dos bolsonaristas que cedem aos apelos do Bolsonaro: estão sendo abandonados. O Bolsonaro não consegue proteger nem a si mesmo das suas complicações judiciais, que dirá dos bolsonaristas. Daniel Silveira se tornou um réu indefeso. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: