Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula não fugiu da raia, diz Dilma ao cutucar Bolsonaro sobre ida aos EUA

Colaboração para o UOL, em Salvador

13/02/2023 21h14Atualizada em 14/02/2023 00h53

A ex-presidente Dilma Rousseff alfinetou hoje, durante discurso no evento em comemoração aos 43 anos do PT, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde dezembro do ano passado.

Saúdo, obviamente, o nosso grande líder. Aquele líder que caminhou de cabeça erguida. Não fugiu, não correu, não se esquivou, não saiu do Brasil. Ficou aqui e enfrentou os 580 dias de prisão. Muitas pessoas aconselharam o presidente a ir embora do país. Por que voltamos seis anos depois? Porque teve uma liderança que não 'fugiu da raia'. Encarou e enfrentou.
Dilma Rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff foi aplaudida de pé quando seu nome foi citado no vídeo exibido em homenagem ao aniversário do PT.

Gleisi ataca BC. A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, também discursou no evento. Durante sua fala, a petista voltou a criticar o Banco Central, que protagoniza uma disputa com Lula e seus aliados.

Está na hora de enfrentarmos esse discurso mercadocrata dos ricos desse país, que temos risco fiscal. Qual risco? De não pagar a dívida? Mentira. Nossa dívida é toda em reais, numa proporção razoável do PIB. Ainda temos as reservas internacionais, deixadas pelo PT. Eles mentem, e o Banco Central, uma autarquia do Estado brasileiro corrobora com a mentira, impondo um arrocho de juros elevados ao Brasil

Mais cedo, o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução que orienta as bancadas petistas na Câmara e no Senado a convocar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que ele preste esclarecimentos ao Congresso sobre o motivo de manter os juros altos.

Com o auditório do evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães parcialmente cheio, participaram governadores, ministros —mesmo filiados a outros partidos—, senadores, deputados e quadros históricos do partido.

Jantar. Amanhã, o PT realiza jantar de aniversário também em Brasília com objetivo de arrecadar fundos para o partido. As doações pedidas vão até R$ 20 mil.

Lula não vai ao jantar de terça-feira. O presidente irá para a Bahia com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para estrear as inaugurações do seu terceiro mandato.