Topo

Randolfe rebate Bivar e diz que governo não cederá mais cargos ao União

6.jul.2022 - O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em reunião no Senado Federal. - Geraldo Magela/Agência Senado
6.jul.2022 - O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em reunião no Senado Federal. Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Colaboração para o UOL, em Salvador

15/02/2023 16h02Atualizada em 15/02/2023 16h02

O líder do governo no Congresso disse, em entrevista ao jornal O Globo publicada hoje, esperar apoio maciço da bancada do União Brasil ao governo nos projetos que tramitam na Câmara e no Senado.

No primeiro flerte, o governo já chamou o União para o casamento. A gente espera de todos os partidos que estão com ministérios no governo, o apoio de todos os parlamentares. Senão, a régua descompassa. Como cobraremos de um e de outro não? O PSD e do MDB, no Senado, terão entre 80 e 90% dos votos conosco (governo) Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Randolfe descartou ceder mais cargos ao União Brasil neste momento, porém, uma negociação pode ser aberta caso a sigla se una ao PP e Avante em uma eventual federação.

Eles (o União) precisam resolver a fusão com o PP e Avante. O compromisso é que seguirão no governo, mas teremos que ver esta nova realidade, avaliar como fica o quadro diante desta bancada. Antes da fusão ocorrer é impossível travarmos qualquer conversa. A relação deve ser sempre de mão dupla

Bivar cobra cargos

Também em entrevista ao O Globo, publicada ontem, o deputado federal e presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE), disse abertamente que quer mais cargos para garantir "mais apoio" ao governo Lula (PT). O União tem a terceira maior bancada na Câmara e no Senado e é um aliado valioso.

Bivar afirmou que quer o comando da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba), que tem um orçamento bilionário, mas virou alvo de denúncias de corrupção nos últimos governos, com verbas do orçamento secreto.

O PT é feito por pessoas inteligentes, que sabem que para fazer política é necessário ter espaços. Quanto mais espaços tivermos no governo, mais apoios poderemos garantir Luciano Bivar

O União Brasil já controla três pastas do governo Lula:

  • Ministério do Turismo com Daniela do Waguinho;
  • Ministério das Comunicações com Juscelino Filho;
  • Integração Nacional com Waldez Góes.