Topo

Esse conteúdo é antigo

Senador que presidirá comissão dos yanomamis diz que eles são 'primitivos'

9 mar. 2020 - Senador Chico Rodrigues vai presidir Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami - Roque de Sa/Brazilian Senate Press Office/AFP
9 mar. 2020 - Senador Chico Rodrigues vai presidir Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami Imagem: Roque de Sa/Brazilian Senate Press Office/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/02/2023 15h57Atualizada em 16/02/2023 17h38

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), eleito presidente da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami, afirmou hoje que a cultura desses indígenas é "totalmente primitiva".

É a última etnia do planeta no século 21 que ainda é primitiva, totalmente primitiva, que precisam ser mantidos seus usos, costumes, língua, etc. A comissão tem como foco fazer esse acompanhamento, mas estamos vendo a questão humana dos dois lados, o lado dos índios fragilizados, mas também o lado de 20 mil brasileiros que estão sendo retirados porque estavam ilegais naquela área
Chico Rodrigues em entrevista à Globo News

Questionado se ele defende os garimpeiros, ele respondeu que "não defende garimpeiro ilegal", mas sim o "desenvolvimento humano", e que os yanomamis continuem "intocáveis".

"Os garimpeiros, em sua esmagadora maioria, são vítimas desse processo", afirmou, acrescentando que eles são bancados por outras pessoas.

Ele defendeu que os garimpeiros sejam incluídos no Bolsa Família ou algum outro programa social para impedir que eles voltem a "cair na tentação" de explorar a terra demarcada.

Dinheiro na cueca

O senador foi pego com R$ 33 mil escondidos na cueca em uma operação da Polícia Federal em outubro de 2020. Na época, os agentes apuravam desvios de recursos públicos destinados ao combate da pandemia da covid-19.

Na entrevista de hoje, ele falou sobre o episódio, e disse que quase três anos depois, nada foi provado contra ele. "O episódio ainda está sendo teimosamente analisado, mas você vai acompanhar o arquivamento. Foi injusta uma operação daquela natureza", disse.

Rodrigues já se posicionou favoravelmente ao garimpo em diversas ocasiões. Em dezembro de 2021, ele classificou os garimpeiros como "trabalhadores esquecidos pela União". Na ocasião, o senador afirmou ter pedido para sua equipe legislativa desenvolver um projeto de lei que proponha a regularização do garimpo em terras indígenas.

Um avião que circulou em 2018 em garimpo ilegal na terra yanomami era do senador, mostrou texto da Repórter Brasil de março de 2021. Procurado, ele afirmou que "à época dos fatos narrados, já havia transferido a posse [do avião]", porém não enviou documentos que comprovassem a informação. Disse ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que no período em que de fato tinha a posse "não realizou qualquer voo em região de garimpo ilegal".

Comissão vai acompanhar crise humanitária. Com a participação de Eliziane Gama (PSD-MA) e Dr. Hiran (PP-RR), o grupo vai supervisionar a retirada dos garimpeiros ilegais.