Topo

OPINIÃO

Cemaden: Falta de políticas de ocupação é cenário propício para desastre

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2023 18h55

O cenário atual de ocupação territorial, sem políticas e planejamento adequado, é propício para que desastres como o que atingiu a cidade de São Sebastião (SP) no sábado (18) se repitam, segundo o diretor do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) Osvaldo Moraes.

Em entrevista ao UOL News nesta quarta-feira (22), Moraes disse que é necessário um planejamento urbano que "realmente seja levado a sério".

O que a gente observa no Brasil? Ocupação ilegal de terreno, na véspera de eleição o prefeito vai lá, legaliza aquela área, dá posse, coloca água, abre rua para buscar voto. Esse é um cenário propício para o desastre.

O diretor do Cemaden afirmou que muitas vezes, de maneira inadequada, a população acaba sendo colocada como culpada pelo desastre, já que está morando em área de risco.

"A população vai para a área de risco porque não tem opção. Se desse a opção para a pessoa, ela iria morar na beira de Copacabana. Ela vai morar numa favela por quê?", opinou.

Sakamoto: encontro entre Lula e Tarcísio mostra que finalmente temos adultos na sala

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou durante sua participação no UOL News que a ajuda mútua entre Lula (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) é importante e que o momento pede deixar as divergências de lado e atuar para salvar vidas.

"Até porque se têm pessoas morrendo, pessoas que podem vir a morrer, regiões que estão extremamente vulneráveis e precisam dessa ajuda mútua, o que mostra também que finalmente temos adultos na sala, trabalhando coletivamente pelo bem comum", opinou.

De acordo com o colunista, tanto o presidente quanto o governador do estado saem ganhando politicamente ao se aproximarem durante a tragédia.

"O Lula demonstra que ele governa independentemente da posição ideológica das pessoas. Ele quer dialogar, ele prometeu um governo de união e reconstrução e vai fazer com qualquer pessoa que seja", disse.

"Tarcísio ganha também, ele se afasta da pecha de radical, consolida seu poder no estado de São Paulo, que era uma fortaleza tucana por 27 anos", completou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: