Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombig: À PF, Bento tenta montar 'Operação Uruguai' para clã Bolsonaro

Colaboração para o UOL, em Salvador

14/03/2023 19h04Atualizada em 14/03/2023 21h46

O depoimento do ex-ministro Bento Albuquerque à PF (Polícia Federal) representa uma tentativa do clã Bolsonaro de montar uma "Operação Uruguai" sobre o caso das joias, na opinião do colunista do UOL Alberto Bombig.

O que está me parecendo nesse momento é que estão montando uma grande Operação Uruguai, que seria criar uma versão dos fatos amarrada entre todos os envolvidos, para tentar tirar a culpa, o crime, o dolo de cada um nesse episódio."
Alberto Bombig, colunista do UOL, no UOL News

O ex-ministro afirmou à PF que não conversou com Bolsonaro sobre os presente. "No fim e ao cabo, ele não incriminou ninguém. Ele não se incriminou, não incriminou Michelle, não incriminou o Bolsonaro. Então, o depoimento não leva a lugar nenhum. Todo mundo envolvido nesse episódio sai como inocente", avaliou Bombig.

Carla Araújo: Bento Albuquerque blinda Bolsonaro e diz à PF que se surpreendeu com joias

A colunista do UOL Carla Araújo disse, também no UOL News, que o objetivo do ex-ministro no depoimento à PF era reforçar a tese de que ele não sabia o que estava levando joias na viagem.

A ideia do ex-ministro é sustentar que ele não sabia o que estava trazendo nessas caixas de presente para o estado brasileiro. Ele fala que eram presentes ao estado."
Carla Araújo, colunista do UOL

Segundo a colunista, Bento tentou explicar a razão de ter afirmado aos agentes da Receita Federal, no aeroporto, que o conjunto de joias era destinado para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Segundo ele, a declaração feita aos auditores foi uma suposição, após "ser surpreendido" com o conjunto de joias.

Bombig: Diferente de Bolsonaro, Lula tenta se proteger na classe política

Para Bombig, a fala do presidente Lula (PT) sobre "gostar de político", feita hoje a prefeitos, é uma forma do petista manter boas relações com os municípios, mas também com o Congresso.

Lula está se protegendo na classe política. Lula foi vítima da Lava Jato, e a Lava Jato, de fato, criminalizou a política. Ele está chamando, buscando apoio desses prefeitos e fazendo uma sinalização para o Congresso. Lula está tentando consolidar a base de apoio no Congresso, ela ainda está complicada, não está conseguindo fechar em blocos."
Alberto Bombig, colunista do UOL

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: