Topo

Ministério da Saúde é alvo de 2 processos por falhas na proteção de dados

09.jun.2020 - Fachada da sede do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios, em Brasília - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
09.jun.2020 - Fachada da sede do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

24/03/2023 04h00

O Ministério da Saúde responde a dois processos administrativos na ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) por falhas na proteção de dados. A informação foi publicada pela primeira vez pelo órgão de fiscalização.

O que aconteceu

  • Um dos processos indica que faltava um funcionário responsável pela proteção dos dados --conforme determina a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
  • Outro, que houve um incidente envolvendo as informações armazenadas pelo ministério que não foi comunicado oficialmente. Não há detalhes sobre o que foi esse incidente. Isso deve se tornar público após o fim do processo.
  • As ações foram abertas em março e setembro do ano passado.
  • Não há informações sobre o tipo de dado afetado pelas falhas. A pasta tem sob sua tutela informações relativas à vacinação e atendimentos médicos, entre outras.

Além do Ministério da Saúde, outros órgãos públicos respondem a processos administrativos por possíveis problemas na proteção de dados. São eles:

  • Iamspe (Instituto de Assistência ao Servidor Público do Estado de São Paulo).
  • Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
  • Secretaria do Desenvolvimento Social de Pernambuco.
  • Secretaria da Educação do Distrito Federal.
  • Secretaria da Saúde de Santa Catarina.

Todos os casos estão sob investigação da ANPD. O órgão não tem uma decisão final sobre nenhum deles nem definiu um prazo para que isso aconteça.

O que mais se sabe

  • A empresa Telekall é o único ente privado que responde a um processo administrativo por falha na proteção de dados --também por supostamente não contar com funcionário responsável pela proteção dos dados, entre outros motivos.
  • De acordo com a LGPD, toda empresa ou órgão público que manipule informações de cidadãos deve ter um encarregado de dados. Esse funcionário fica responsável por monitorar possíveis incidentes e fazer a interlocução com as autoridades em caso de necessidade.
  • Pelas regras atuais, a punição pode ser o fim do banco de dados ou a publicização do caso. A aplicação de multas é a única sanção não-aplicável a órgãos públicos, pois não faz sentido a multa ser paga ao próprio Estado.
  • A ANPD nunca tinha divulgado a lista dos entes que respondiam a processos administrativos porque a divulgação da ocorrência de falhas é uma das formas de sanção possível. Mas um parecer técnico concluído na última semana indicou que não há problema em divulgar o nome dos processados e as supostas falhas cometidas antes do fim dos processos.

Criada em 2020, a ANPD é um órgão federal responsável pela fiscalizar o cumprimento da LGPD, publicada dois anos antes. A lei define regras de proteção de dados que devem ser seguidas por empresas e órgãos públicos.

O que dizem os envolvidos

As eventuais punições servirão para mostrar que a proteção de dados pessoais existe no Brasil, é um direito fundamental e que todos precisam se adequar a ela. Nosso objetivo não é punir, mas proteger as informações."
Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, diretor presidente da ANPD
As apurações dizem respeito a casos ocorridos em dezembro de 2021 e maio de 2022. Em ambos os casos, segundo informações prestadas nos autos, não foram identificados vazamentos de informação ou alteração de dados da população.
Ministério da Saúde, em nota oficial
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) esclarece que foi notificado sobre o processo em outubro de 2022 e já prestou todos os esclarecimentos. A equipe de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) do Iamspe permanece atuando na realização de novas análises sobre eventuais vulnerabilidades no sistema.
Iamspe, em nota oficial
O JBRJ tem compromisso com o atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados e trabalha para o constante aperfeiçoamento de sua implementação. O processo mencionado trata de possível falha de comunicação de incidente de segurança e se encontra em fase de instrução processual
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em nota oficial
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal informa que o referido processo é do ano passado e já foi respondido em julho de 2022. A Pasta agora aguarda retorno da ANPD.
Secretaria de Educação do Distrito Federal, em nota oficial
À época do vazamento, que ocorreu em agosto de 2021, a secretaria publicou notas informativas aos usuários sobre a situação. A secretaria reforça que está trabalhando para garantir o adequado andamento da demanda de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Secretaria da Saúde de Santa Catarina, em nota oficial

Procurados, a Telekall e a Secretaria do Desenvolvimento Social de Pernambuco não se manifestaram sobre o caso.