Topo

Lula passa o sábado sem compromissos oficiais antes de viagem para China

Lula concede entrevista no Palácio do Planalto - Ricardo Stuckert/PR
Lula concede entrevista no Palácio do Planalto Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Do UOL em Brasília

25/03/2023 12h03

Recuperando-se de uma pneumonia leve, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passa este sábado (25) no Palácio da Alvorada, de repouso, sem compromissos oficiais na agenda. Amanhã, ele deve viajar para China em missão oficial. Segundo fontes, não há previsão de nova reavaliação médica antes de ele deixar o Brasil, e o presidente está se recuperando bem.

Qual o cenário atual

  • Lula vai aproveitar o sábado para descansar e se recuperar. A viagem para China está mantida para este domingo.
  • Presidente está bem. Na noite de sexta-feira (24), o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, disse Lula estava se sentido "bem".
  • Lula teve visita médica. Ainda na sexta, o médico cardiologista Roberto Kalil esteve em Brasília para acompanhar a medicação prescrita ao presidente. Kalil autorizou que o presidente viaje no domingo. Lula segue tomando medicação.

Viagem à China

  • O embarque para a China estava previsto para este sábado (25) e foi adiado para domingo (26).
  • Ele irá se encontrar com presidente chinês. A reunião com Xi Jinping, em Pequim, marcada para a próxima terça (28), está confirmada. O encontro entre os dois líderes é muito aguardado em especial pelos setores comercial, industrial e agrícola. Uma comitiva com 240 empresários está prevista para acompanhar o presidente.
  • Chineses estão desconfortáveis com a presença de alguém doente ao lado de Xi. Segundo apurou o colunista Jamil Chade, os diplomatas chineses mostraram desconforto quando a notícia da doença do presidente foi divulgada.
  • Dilma visita sede dos Brics. A ida a Xangai está mantida para a quarta (29). Na cidade, Lula deverá visitar a nova sede do Banco dos Brics com a ex-presidente Dilma Rousseff na quinta (30). A petista foi confirmada hoje como futura presidente do banco, com sede na cidade. Dilma se muda para a Ásia nas próximas semanas.
  • Agenda de Dilma muda. Com a mudança da viagem, ele terá, no entanto, de reorganizar sua agenda na segunda. Estava previsto que ele participasse de uma conferência em Pequim pela manhã, no horário local, mas ele não deve mais chegar a tempo.