Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro voa de volta para o Brasil após três meses de autoexílio nos EUA

Isabella Cavalcante e Robson Santos

Do UOL, em São Paulo

29/03/2023 19h57Atualizada em 30/03/2023 00h37

O avião em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está para retornar ao Brasil, decolou por volta das 23h de ontem (horário de Brasília).

O que aconteceu:

  • O ex-presidente chegou pouco antes das 20h ao aeroporto de Orlando, conversou e posou para fotos com apoiadores; ele apareceu com o passaporte em mãos e acompanhado por seguranças.
  • A previsão é que Bolsonaro chegue ao Brasil por volta das 7h10 de hoje, após 89 dias nos Estados Unidos; o avião pousará no aeroporto de Brasília,
  • Bolsonaro disse à CNN Brasil que não irá liderar a oposição. "Você não precisa fazer oposição a esse governo, ele é oposição a si só."
  • O ex-presidente falou ainda que retorna ao Brasil que para ter contato com seus apoiadores, prometendo viagens pelo país.
  • Ele também repetiu falas sobre vacinas contra covid-19, sobre liberdades e também a respeito de "terrorismo" do MST (Movimento dos Sem-Terra).
  • Após o desembarque, Bolsonaro deverá seguir para a sede do PL, onde encontrará Michelle Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e Braga Netto. O evento será fechado e não há nenhuma fala programada.

Estou sem mandato. Chego ao PL amanhã e converso com presidente, parlamentares. Vamos nos organizar para ajudar o Brasil a vencer os momentos difíceis."
Jair Bolsonaro, na área de embarque do aeroporto, à CNN Brasil

bolsonaro - Reprodução/CNN Brasil - Reprodução/CNN Brasil
Bolsonaro no aeroporto de Orlando, na área de embarque, interage com apoiadores
Imagem: Reprodução/CNN Brasil

O avião da Gol em que Bolsonaro está voltando para o Brasil, está adesivado com o tema da saga livros e filmes Harry Potter.

Bolsonaro chegou a Orlando, nos Estados Unidos, em 31 de dezembro, antes de seu mandato acabar e em recusa à tradicional passagem de faixa ao próximo presidente.

Ao perder a eleição para Lula, o político do PL se isolou até dos aliados e parou de fazer lives nas redes sociais, que aconteciam praticamente toda quinta-feira desde o início de seu governo.

Investigações contra Bolsonaro

De volta ao Brasil, o ex-presidente terá pela frente que lidar com investigações.

Daqui a uma semana, Bolsonaro assume o cargo de presidente de honra do PL.