Topo

Esse conteúdo é antigo

Após Moro, PGR apresenta denúncia contra Kajuru por fala sobre Gilmar

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) no plenário do Senado  - Roque de Sá/Agência Senado
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) no plenário do Senado Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

17/04/2023 21h28Atualizada em 17/04/2023 21h41

A PGR (Procuradoria Geral de República) denunciou hoje o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) por ofensas feitas ao ministro do STF Gilmar Mendes.

O que aconteceu:

Kajuru cometeu o crime de calúnia ao acusar, em três ocasiões diferentes, o ministro do Supremo de praticar "venda de sentença", afirmou a vice-procuradora-geral Lindôra Araujo.

Em 3 de abril, a PGR havia solicitado o arquivamento do processo, por afirmar não ter recebido manifestação da vítima, Gilmar Mendes.

Hoje, contudo, Lindôra disse que o ministro do STF havia se manifestado em 19 de março, sem que a PGR tivesse tido conhecimento até quarta-feira passada (12).

As afirmações de Kajuru ultrapassaram os "limites do exercício regular do direito à liberdade de expressão", considerou a vice-procuradora-geral.

As ofensas ocorreram durante três entrevistas: em março de 2019 à rádio Bandeirantes e em agosto de 2020 à rádio Jovem Pan e à TV Jornal da Cidade Online.

À Jovem Pan, Kajuru chegou a dizer que Gilmar não era o "único" a fazer isso na Corte, mas que não havia "ninguém lá pior do que ele".

Mais cedo, a PGR pediu que o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) seja condenado à prisão por também ofender Gilmar Mendes com acusações de venda de sentenças judiciais.