Topo

CPMI será pá de cal na teoria da conspiração sobre atos de 8/1, diz Padilha

Do UOL, em São Paulo

20/04/2023 10h16Atualizada em 20/04/2023 11h26

O governo Lula (PT) vai apoiar a instalação da CPMI do 8 de janeiro após o vazamento de imagens que mostram o general Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI, no Palácio do Planalto durante os atos golpistas.

O que aconteceu:

O ministro Alexandre Padilha diz que o vazamento de imagens "cria uma nova situação política" e que a CPMI será uma "pá de cal" na versão bolsonarista de que o governo Lula está envolvido nos atos golpistas.

O governo quer uma apuração detalhada do vídeo, inclusive a identidade dos agentes que aparecem borrados. Segundo o ministro, as imagens "trazem novos fatos".

Padilha diz que a oposição tenta criar uma teoria da conspiração, "um verdadeiro terraplanismo", para culpar o governo, o Congresso e o STF pelos atos golpistas. Ele repetiu que o presidente Lula quer que "se apure até o fim" os responsáveis pelo 8 de janeiro.

Ele diz que a instalação da CPMI não vai atrapalhar o calendário de votações dos temas prioritários do governo, como o arcabouço fiscal.

Vamos fazer um enfrentamento político. Na minha opinião, a CPMI será pá de cal nessa tentativa de criar teoria conspiratória.
Ministro Alexandre Padilha

Até agora o governo tentava evitar a instalação da CPMI, mas a divulgação do vídeo que mostra Gonçalves Dias inflamou a oposição. Nos vídeos, ele aparentemente orienta bolsonaristas que invadiram o Palácio do Planalto.

Dias pediu demissão do cargo ontem e alegou que estava auxiliando na prisão de bolsonaristas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro quando foi filmado por câmeras de segurança circulando no prédio.