Ex-GSI não estava com golpistas, mas errou no 8/1, diz Humberto Costa
O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou em entrevista ao UOL News desta sexta-feira (21) que acredita que o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, não estava atuando junto com golpistas nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Imagens de Dias andando pelo Palácio do Planalto durante os ataques foram divulgadas nesta semana pela CNN.
Pelo que conheço Dias, conheço há muito tempo, não acredito que estivesse mancomunado com alguém que quisesse dar um golpe de estado no Brasil, muito pelo contrário. O que acho que ele errou foi em termos de avaliação politica, em termos de exercer o que era sua função.
Segundo Humberto Costa, o presidente Lula (PT) pediu as imagens a Dias, mas o general afirmou que algumas câmeras não estavam funcionando.
O general disse primeiro que algumas das câmeras, que são mostradas agora filmando pessoas, não estavam funcionando. Depois, disse também que naquelas imagens não havia nada relevante, foi uma decisão dele. O que o governo falhou? Falhou no sentido de não dizer: 'confiamos em você, mas a gente quer ter acesso e a gente quer divulgar'.
GSI: Vazamento de imagens foi planejado e CPMI irá mostrar envolvimento de bolsonaristas, diz Costa
Humberto Costa também afirmou que a divulgação das imagens do ex-chefe do GSI foi planejada, citando que apenas Dias tem o rosto exposto no vídeo.
Aquelas pessoas que faziam parte do GSI, à exceção do general Gonçalves Dias, apareceram nesses vídeos com suas identidades preservadas. Lógico que isso não se sustenta, os vídeos originais estão lá. Vamos saber quem são essas pessoas e se essas pessoas são originárias do antigo GSI. Isso demonstra que foi planejado.
Humberto Costa ainda afirmou que as informações que surgirão com as investigações e a CPMI devem mostrar o envolvimento de pessoas próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos golpistas.
Muita coisa que vai surgir e vai reforçar a argumentação que havia um envolvimento de gente muito próxima ao ex-presidente Bolsonaro, ao ex-chefe do GSI, [general] Heleno, portanto acredito que vai rolar para onde for e vai bater neles novamente.
Dal Piva: 8/1 é a chance do Brasil fazer militares responderem por seus crimes
A colunista do UOL Juliana Dal Piva afirmou ao UOL News que as investigações realizadas sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro abrem a perspectiva de quebrar uma tradição de militares não serem responsabilizados por crimes no Brasil.
A questão está num problema histórico para o Brasil, que é punir militares, investigar militares. O Brasil não fez justiça aos crimes cometidos por agentes públicos, sobretudo militares na ditadura militar. (...) Esse episódio gravíssimo agora talvez vá ter consequências e também cria um marco para o Brasil para fazer com que os militares respondam por atos quando eles cometerem crimes.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h.
O programa é sempre ao vivo. Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.