Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula se reúne em encontro bilateral com o presidente de Portugal

Do UOL*, em São Paulo

22/04/2023 06h50Atualizada em 22/04/2023 11h01

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu hoje de manhã com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O que aconteceu?

Lula participou de uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos. Depois ele fará a deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro.

Na sequência, o presidente brasileiro tem encontro bilateral com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

No almoço, Lula participa de almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa. Durante a tarde, está prevista a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguido de uma plenária com as duas delegações.

Segundo o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português. Esses acordos incluem um memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com diversos ministérios do governo português.

Desde a posse, no dia 1° de janeiro deste ano, Lula realizou viagens oficiais à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos. A previsão é que Lula fique cinco dias em Portugal.

Lula participou de cerimônia de boas-vindas em Portugal ao lado do presidente Marcelo Rebelo de Sousa - Ricardo Stuckert - Ricardo Stuckert
Lula participou de cerimônia de boas-vindas em Portugal ao lado do presidente Marcelo Rebelo de Sousa
Imagem: Ricardo Stuckert

Ucranianos protestaram em Lisboa contra Lula

Balançando bandeiras e segurando fotos de atrocidades do conflito contra a Rússia, ucranianos se reuniram no lado de fora da embaixada brasileira em Lisboa nesta sexta-feira (21). Eles protestavam contra os comentários recentes sobre a guerra na Ucrânia feitos por Lula, que chegou a responsabilizar os dois países pelo confilto.

'Pessoas morrem na Ucrânia todos os dias e precisamos de apoio internacional', afirmou o presidente da Associação Ucraniana de Portugal, Pavlo Sadokha. Ele disse que é 'estranho' que um 'presidente que lutou pela democracia a vida inteira agora esteja do lado do totalitarismo'.

* Com informações da Agência Brasil e da Reuters