Prefeito exonerou sogra após repercussão do caso, diz secretário
O prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini (sem partido), decidiu exonerar a sogra e a tia da esposa após a repercussão negativa do caso.
O que aconteceu:
A declaração sobre a exoneração foi feita hoje pelo secretário municipal de governo, Genildo Carvalho. A fala foi em entrevista à TV Globo. Carvalho se manifestou em nome do prefeito, que preferiu não se pronunciar.
Marilene Rode foi nomeada secretária de Cultura e Turismo em 13 de abril, um dia após o prefeito se casar com a sua filha, Kauane Rode Camargo, de 16 anos. Elizangela Rode, tia da adolescente, também conquistou um cargo na secretaria de Planejamento da prefeitura.
Carvalho disse "não ver" as nomeações como ilegais porque "o resultado efetivo para a sociedade está sendo entregue". "O prefeito tem pessoas que são da confiança dele em cargos de agente político e pessoas ligadas à família dele podem exercer a função de secretário", declarou.
Questionado sobre não ter outros capacitados para ocupar as funções no município, Carvalho afirmou haver pessoas que poderiam estar nesses cargos, porém, não haveria "o vínculo de confiança do prefeito Hissam [com elas] em funções estratégicas".
Atualmente, ao menos seis familiares ou parentes de Dehaini foram nomeados para cargos na prefeitura de Araucária. Procurados, prefeito e a administração municipal não se manifestaram até o momento.
Hissam é alvo de procedimentos no MP-PR (Ministério Público do Paraná) sobre suspeita de nepotismo.
A secretária de planejamento [Elizangela] é funcionária pública de carreira há muitos anos em Araucária. Pessoa muito competente. E a secretária de cultura [Marilene], que é a mãe da esposa do prefeito Hissam, foi exonerada da função [assim como Elizangela]. Ela [Marilene] é uma professora que também tem e reúne todas as condições para ser secretária. Ele [Hissam] percebeu que essa repercussão, e como todos nós conversamos, ele disse 'eu exonero'. É uma decisão dele."
Genildo Carvalho, secretário municipal de governo, à TV Globo
Hissam e Kauane apresentaram em 12 de abril os documentos exigidos por lei para se casarem, de acordo com o Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Segundo a imprensa local, eles oficializaram a união nessa data.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.