Topo

Sakamoto: Com campanha contra, Google dá razão para existência do PL 2630

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/05/2023 18h36

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto criticou as plataformas de redes sociais e o Google por manifestações que realizaram hoje contra o projeto de lei 2630, o PL das Fake News. Durante sua participação no UOL News desta segunda-feira (1º), Sakamoto disse que as ações do Google dão razão à existência do projeto.

A ideia de um PL [projeto de lei] como esse, mais do que o combate às fake news, é regular as redes sociais, evitar que elas manipulem o debate público ou que as pessoas manipulem o debate público utilizando as plataformas. E o que foi colocado aqui pelo Google e outras plataformas, pela matéria da Patrícia Campos Mello, é exatamente isso. Está havendo uma manipulação do debate público sobre a questão do projeto do PL das Fake News, e isso não é admissível.

Sakamoto afirmou que as plataformas são importantíssimas para o desenvolvimento de qualquer país, mas voltou a afirmar que elas "acabam causando um dano ao debate público, manipulando a opinião da população".

Isso não é aceitável. Com essa ação, as plataformas criam subsídios e dão justificativa para o governo ou para o Congresso Nacional para votar a favor do PL das Fake News.

Cioccari: Fávaro devia ter ido à Agrishow para pôr Bolsonaro no lugar dele

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deveria ter comparecido à Agrishow, uma das maiores feiras do setor agropecuário do país, para colocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu lugar, segundo a cientista política Deysi Cioccari.

Durante participação no UOL News, Deysi afirmou que tanto o ministro quanto o presidente Lula (PT) poderiam ter ido e não dado espaço a Bolsonaro, que foi ao local acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Honestamente, acredito que o presidente Lula deveria ter comparecido. Fávaro deveria ter comparecido e deixado o ex-presidente Jair Bolsonaro na posição que lhe é cabida, de ex-presidente. O país mudou de governo, é outro presidente, outro ministro da Agricultura.

A cientista política afirmou que Bolsonaro sempre foi criticado por não ocupar a cadeira que ganhou nas eleições, de presidente da República, e voltou a criticar a não participação de Fávaro e Lula no evento.

Olhando o cenário político de hoje, ao Lula e ao ministro da Agricultura: 'Sentem na cadeira que vocês ocuparam. Vocês são presidente e ministro, não deixem que a sorte, o cenário político, favoreça uma pessoa que nem está mais lutando por esse cenário'.

Sakamoto: Lula usa 1º de maio para colocar CPI do 8/1 e PL das Fake News em pauta

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que Lula aproveitou o discurso de 1º de Maio para falar sobre pautas importantes, como a CPMI de 8 de janeiro e o PL das Fake News.

A questão da CPMI do golpe, do 8 de janeiro, ele deixa claro, fala: 'As pessoas que tentaram golpe serão presas'. Ele volta, reafirma que aquilo foi um golpe, que concordo plenamente, é importantíssimo no momento.

Sakamoto ainda criticou um falso paralelismo de que a CPMI será feita por duas narrativas contrárias.

Pelo amor de Deus, onde vocês estavam no 8 de janeiro? Houve uma tentativa de golpe de estado, quebraram tudo, eram manifestantes bolsonaristas até o osso, houve prisão mostrando isso, tem inquérito, tem tudo. Não dá para o Brasil ter esquecido e pirado em quatro meses.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: