Topo

Conteúdo publicado há
9 meses

Ex-ministro posta selfie de Bolsonaro a caminho da Agrishow

Self de Bolsonaro em viagem para participar da Agrishow na segunda-feira (1º) - Reprodução/Instagram
Self de Bolsonaro em viagem para participar da Agrishow na segunda-feira (1º) Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

30/04/2023 12h53

O ex-ministro Gilson Machado (Turismo) publicou uma selfie do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagem para a Agrishow, feira agropecuária em Ribeirão Preto (SP) que começa amanhã (1).

A ida de Bolsonaro ao evento começou a ser ventilada esta semana em perfis bolsonaristas nas redes sociais. Em vídeo, o deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) convocou a população local para uma motociata de recepção ao ex-presidente.

A motociata pode acontecer no início da tarde de hoje, quando Bolsonaro chega à Ribeirão Preto.

Ele foi à feira em 2019 e 2022, ano em que chegou ao evento sobre um cavalo. Em 2020 e 2021, a pandemia impediu que a feira acontecesse.

Agrishow e governo Lula

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que foi "desconvidado" da cerimônia de abertura da Agrishow após a confirmação da presença de Bolsonaro. Na sexta (28), o governo respondeu retirando o patrocínio do Banco do Brasil.

Ontem à noite, a Agrishow anunciou o cancelando da cerimônia "em virtude de toda a repercussão gerada". Hoje, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, se referiu ao caso dizendo que Bolsonaro "continua bagunçando o coreto e atrapalhando o país".

Já nas redes de extrema-direita, a retirada do patrocínio é tratada como uma "vingança" do atual governo contra o agronegócio. A presidente do banco, Tarciana Medeiros, não vai ao encontro, mas o Banco do Brasil manterá seu stand na feira.

Um dos principais apoiadores do governo anterior, o agronegócio é tratado com cautela pelo presidente Lula (PT). Seu governo tenta se aproximar do setor utilizando, entre outros interlocutores, o vice-presidente Geraldo Alckmin.