Sakamoto: Google vende a própria opinião como fato sobre o PL das Fake News
O colunista do UOL Leonardo Sakamoto comentou no UOL News que o Google pratica "manipulação do debate público" ao vender a própria opinião como se fosse um fato.
Isso é grave, isso é gravíssimo. Isso é a razão do PL das Fake News. O Google está vendendo uma opinião sua como fato em uma das páginas mais acessadas do Brasil, que é o Google. A pessoa nem precisa buscar, ela só entra na homepage e já crava aquela informação, que é tendenciosa".
Esse é um problema. Essa é a grande discussão que estamos travando: o Google não é um jornal, não é um veículo de comunicação, é uma plataforma. A plataforma, neste momento, está enviesada e está dizendo: 'olha, a questão é essa e isso é um risco para vocês'".
O que diz a empresa:
O Google nega estar privilegiando conteúdos negativos sobre o projeto de lei 2630, conhecido como PL das Fake News, que pode ser votado hoje na Câmara dos Deputados.
Às vésperas da votação do PL 2630, que não foi discutido tão amplamente e sofreu alterações significativas nas últimas semanas, é importante que os brasileiros estejam informados sobre os possíveis impactos para tomarem uma decisão sobre como participar dessa discussão."
Google, em nota oficial sobre a votação do PL
Foram estabelecidas diversas medidas, entre elas sinalizar que o texto do Google sobre o PL é uma publicidade da empresa e informar aos consumidores sobre "eventual conflito de interesses".
A empresa ainda deverá veicular uma "contrapropaganda" para "informar devidamente aos consumidores o interesse comercial da empresa no que concerne à referida proposição legislativa".
As medidas determinadas devem ser cumpridas em um prazo de 2 horas, sob pena de multa de R$ 1 milhão por hora de descumprimento a partir da notificação.
Maierovitch: Google abusa do poder econômico e faz ciberterror com PL 2630
O colunista do UOL Wálter Maierovitch disse no UOL News que o governo federal está certo em reagir à campanha do Google contra a PL das Fake News.
O Google está atuando com abuso de poder econômico. É uma atuação anti-republicana porque essa regulamentação que veio desse projeto leva o Brasil à atualidade, ao controle, a ser igual aos outros países e atingir um nível civilizatório e real".
O que o Google faz é ciberterror. Vai além do abuso, vai ao ponto de aterrorizar as pessoas e por que se faz isso? Para manter o status quo. O que esse status quo mostra? Mostra, o tempo inteiro, discurso de ódio e violação dos direitos humanos."
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.