Topo

Bolsonaro fez ato de campanha em Duque de Caxias em dia de falsa vacina

Do UOL, em São Paulo

03/05/2023 17h56Atualizada em 03/05/2023 17h56

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou de um ato de campanha na corrida presidencial em 14 de outubro de 2022 em Duque de Caxias (RJ), mesmo dia e local em que foi registrada a segunda dose da falsa vacina contra a covid-19.

O que aconteceu

Bolsonaro participou de um comício em Duque de Caxias às 11h do dia do registro falso da segunda dose. Apesar de ter estado na mesma cidade, a PF descarta a possibilidade de ele ter comparecido à unidade de saúde citada no documento de vacinação adulterado.

Bolsonaro seguiu de lá direto para o aeroporto, onde embarcou às 13h40 para em direção a Belo Horizonte (MG), de acordo com a investigação. Pelos horários da participação dele no ato e do embarque, a PF excluiu a hipótese de que ele tenha ido a uma unidade de saúde.

O ex-presidente nem sequer esteve em Duque de Caxias no dia 13 de agosto de 2022, data da primeira dose do falso registro de imunização. Após permanecer na cidade do Rio de Janeiro, ele embarcou para Brasília às 21h25.

Os documentos apontavam que a primeira dose da falsa vacina teria sido aplicada na mesma unidade de saúde no município da Baixada Fluminense.

A fraude no registro de imunização contra a covid só foi inserida no sistema no dia 21 de dezembro de 2022— quatro meses após a primeira dose da falsa vacina. Seis dias depois, os dados foram excluídos do sistema por "erro".