Topo

Conteúdo publicado há
12 meses

Bolsonaro nega ter alterado cartão de vacina e confirma celular apreendido

Do UOL, em São Paulo

03/05/2023 10h00Atualizada em 03/05/2023 19h08

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou hoje, ao sair de sua casa em Brasília, que tenha adulterado o comprovante de vacinação contra covid-19.

O que ele disse?

"Não existe adulteração. Eu não tomei a vacina e ponto final. Nunca neguei isso", afirmou, acrescentando que a operação da Polícia Federal é tentativa de "criar um fato".

Segundo Bolsonaro, apenas a esposa, Michelle, foi vacinada contra covid. "Não tomei a vacina após ler a bula da Pfizer. Minha esposa foi vacinada em 2021, nos Estados Unidos, com a Janssen, e minha filha Laura, de 12 anos, também não tomou vacina".

"Se eu tivesse que entrar [nos EUA] e apresentasse cartão, vocês estariam sabendo", disse o ex-presidente aos repórteres.

"Meu celular foi levado, o da Michelle, eu não sei. Meu telefone não tem senha, não tenho nada a esconder sobre nada", declarou, antes de sair junto do advogado. Ele afirmou estar indo à sede do PL.

Defesa diz que ação foi "precipitada". O advogado Marcelo Luís Ávila de Bessa disse que ainda não teve acesso ao inquérito, mas considera que o ato foi "arbitrário".

Operação da PF faz busca na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante

A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação que investiga a inclusão de dados falsos sobre vacinação contra covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Suspeita é de que Bolsonaro teria sido um dos beneficiados.

O tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso. Além dele, mais cinco pessoas foram detidas, incluindo policiais militares.

PF investiga se cartão de Bolsonaro foi fraudado para entrar nos Estados Unidos. Por isso, houve busca e apreensão na casa do ex-presidente.