Topo

Esse conteúdo é antigo

Google sugere 'Lula corrupção' e 'Bolsonaro coração' em buscas sobre o rei

O Google está sendo criticado nas redes sociais  - Google
O Google está sendo criticado nas redes sociais Imagem: Google

Do UOL, em São Paulo

05/05/2023 20h26Atualizada em 05/05/2023 21h10

O Google é alvo de críticas nas redes sociais por estar sugerindo aos internautas o termo "Lula corrupção" em busca sobre o presidente e o termo "coroação".

O que aconteceu:

No caso da busca por "Bolsonaro coroação", a plataforma indica: "Você quis dizer: Bolsonaro coração?".

Em buscas com o nome do ex-presidente e o termo "coroação" sem acentuação aparece: "Você quis dizer: Bolsonaro corrupção"?

Porém, na busca pelo nome do atual mandatário, com ou sem acentuação na palavra "coroação", a plataforma indica o termo "Lula corrupção". O petista está em Londres para acompanhar a coroação do rei Charles 3º.

O problema de sugerir o termo corrupção ocorreu com outros nomes conferidos pela reportagem, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), os ex-presidentes Fernando Collor e Michel Temer (MDB), por exemplo.

Com a ex-mandatária Dilma Rousseff e o ministro da Justiça Flávio Dino, a palavra sugerida como "corrupção" ocorre apenas na busca dos nomes com a palavra "coroação" com acento.

Nas redes sociais, internautas destacaram o problema ocorrido entre os nomes do presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro. Entre os críticos está o influenciador Felipe Neto.

Google diz estar tomando providências

Em nota, o Google disse estar tentando resolver o caso.

Nossos sistemas automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento. Embora este seja um recurso gerado automaticamente, temos políticas que se aplicam e estamos tomando medidas para resolver o problema."
Google em nota