Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Lula integra saúde bucal ao SUS e promete visita de dentistas a escolas

Do UOL, em Brasília e São Paulo

08/05/2023 13h27Atualizada em 08/05/2023 15h54

O presidente Lula (PT) sancionou hoje o projeto que integra a saúde bucal ao SUS (Sistema Único de Saúde) e prometeu aumentar a visita de dentistas em escolas.

O que aconteceu?

Na prática, a lei assinada por Lula inclui a obrigatoriedade da oferta da saúde bucal pelo SUS por estados e municípios e faz com que a política entre na estratégia de expansão orçamentária do sistema público. A saúde bucal já integra o SUS desde 2004, com a criação do Brasil Sorridente.

O Ministério da Saúde argumenta que o cuidado se torna uma política de Estado e fica "menos suscetível a oscilações governamentais". Durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), o nome "Brasil Sorridente" foi abandonado e os investimentos na área odontológica diminuíram.

Segundo o atual governo, o Ministério da Saúde não credenciou nenhuma nova equipe de saúde para aplicação de saúde bucal em 2022. Para este primeiro semestre já foram habilitadas 3.685 novas equipes, em todos os estados. O investimento foi de R$ 136,8 milhões.

Em evento no Palácio do Planalto, Lula falou ainda de um projeto que deve aumentar a visita de dentistas nas escolas e defendeu que crianças sejam ensinadas a cuidar da saúde bucal. "Me incomodava muito ver uma menina, um menino de 15 anos já com vergonha de sorrir."

Neste ano, na área de saúde bucal, já foram habilitados, segundo o Ministério da Saúde:

  • 3.685 novas equipes, com gasto previsto em R$ 136,8 milhões para o ano
  • 630 novos serviços, incluindo laboratórios de prótese dentária e unidades móveis
  • Aumento de alcance em mais 10 milhões de pessoas

Não é só tratar no dentista, é a qualidade da água que a pessoa vai beber, a qualidade da comida que a pessoa vai comer. Se não houver esse processo de educação, e esse processo de investimento para mudar as coisas, não adianta. Os programas muitas vezes não valem a pena se as pessoas não estiverem educadas."
Lula, no Palácio do Planalto

Dentistas nas escolas

O presidente adiantou ainda um projeto que visa aumentar e institucionalizar como política nacional a ida de dentistas nas escolas. Segundo o Ministério da Saúde, este é um projeto em desenvolvimento com o Ministério da Educação, e que deverá ser lançado ainda neste ano.

Quero que esse programa garanta que a gente tenha dentistas para ir nas salas de aula, ver todas as crianças de uma escola. Ver se a criança precisa de tratamento, e educar essa criança a partir da escola. Para que a gente daqui 20 ou 30 anos sonhar em ter uma sociedade em que as possas possam comer carne, comer castanha, possam sorrir."
Lula