Topo

Esse conteúdo é antigo

'Passo importante', diz Dino após decisão de Moraes contra o Telegram

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública - Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública Imagem: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/05/2023 13h49Atualizada em 10/05/2023 15h33

O ministro Flávio Dino (Justiça) classificou como um "passo importante" a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, tomada hoje contra o Telegram.

O que aconteceu?

Para Dino, a decisão é importante para a "fixação de balizas regulatórias a tais empresas". "O faroeste digital é incompatível com a Constituição", escreveu ele no Twitter.

Moraes mandou o Telegram apagar, em até uma hora, a mensagem enviada ontem pelo aplicativo russo contra o PL das Fake News. O ministro determinou também que a plataforma envie um novo comunicado dizendo que a mensagem anterior caracterizou "ilícita desinformação".

O ministro fixou multa horária de R$ 500 mil em caso de descumprimento e determinou a suspensão dele pelo período de 72 horas.

O Telegram cumpriu as determinações, deletando a mensagem anterior e enviando o texto da decisão sobre o PL.

Pessoas e empresas que utilizarem meios para continuar usando o Telegram mesmo após a suspensão ficariam sujeitas a multa de R$ 100 mil por hora, decidiu o ministro do STF.

Moraes determinou, por fim, que a PF ouça os representantes legais do Telegram no Brasil em 48 horas. Para ele, o aplicativo russo precisa dizer quem são "os responsáveis e as razões de terem autorizado a utilização dos mecanismos narrados na presente decisão que podem, em tese, constituir abuso de poder econômico".