Topo

Conteúdo publicado há
12 meses

Sem provas, deputado diz que Moraes leva dinheiro de domésticas à Venezuela

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/05/2023 17h58

O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) usou hoje a tribuna para acusar, sem provas, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, de "desviar dinheiro das domésticas e enviar para a Venezuela", e chamar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de "boneco do posto".

O que aconteceu:

Luiz Lima disse que Moraes está "desviando dinheiro da empregada doméstica para entregar para a Venezuela, para matar pessoas". O deputado não apresentou provas da acusação, feita após críticas ao ministro, que, segundo o parlamentar, "está de sacanagem" em suspender o Telegram [o que não foi feito].

Ele também criticou o presidente da Câmara, Arthur Lira, por se comportar como "um boneco do posto", uma vez que, segundo ele, o episódio ocorre com a anuência do Congresso Nacional.

Além dos ataques, Luiz Lima usou seu tempo na tribuna para propagar informações falsas sobre uma decisão de Alexandre de Moraes em relação ao Telegram. Ao contrário do dito pelo parlamentar, o ministro não suspendeu a plataforma, apenas mandou que o Telegram apague mensagem enviada em massa na tarde ontem com distorções sobre o PL das Fake News, ordem acatada pela empresa.

Eu tô me segurando aqui pra não dizer um palavrão, mas vocês são uns belos de uns vagabundos, vocês são uns ladrões, usurpadores de recursos dos mais simples brasileiros. Ministro Alexandre de Moraes, e o senhor suspende Telegram! O senhor tá de sacanagem, porra. O senhor está desviando dinheiro da empregada doméstica pra entregar pra Venezuela, pra matar pessoas, e esse Congresso Nacional não faz nada. Senhor Arthur Lira é um boneco do posto, porra. Esse Congresso Nacional está calado. 81 senadores e 513 deputados feitos de palhaço.
Luiz Lima, na Câmara

Deputado fala em quebra de decoro

O deputado federal Hélder Salomão (PT-ES) acusou Luiz Lima de faltar com decoro no parlamento e pediu ao presidente da sessão, deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP), que retire das notas taquigráfica as "palavras inapropriadas, inadequadas, que não estão à altura" da Casa proferidas pelo colega.

Gilberto Nascimento pontuou que não cabe aos deputados "censurar" uns aos outros, mas destacou que pedirá uma análise no discurso de Lima para averiguar "se houve palavras agressivas, pois não será publicado [nas taquigrafias] nada que não esteja de acordo com as palavras usuais desta Casa".

Antes de entrar para a política, Luiz Lima era nadador e competiu pelo Brasil em duas Olimpíadas em 1996 e 2000.