STF marca julgamento do sexto bloco de denunciados por atos de 8 /1
O STF (Supremo Tribunal Federal) agendou para o dia 23 de maio o início do julgamento do sexto bloco de denunciados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.
O que aconteceu:
Os ministros devem votar no plenário virtual até 23h59 de 29 de maio. O STF informou que, nesse período, serão analisadas 131 denúncias.
Este será o sexto grupo julgado. Até o momento, o Supremo decidiu abrir ações penais contra 795 envolvidos na destruição da Praça dos Três Poderes.
O quinto bloco de denúncias está em deliberação no plenário virtual desde e a análise vai se encerrar às 23h59 do dia 22 de maio.
Acusados pela PGR
Ao todo, 1.390 pessoas foram acusadas pela PGR (Procuradoria Regional da República). O Supremo analisa o recebimento das acusações em blocos, semanalmente.
Já as investigações quanto a autores intelectuais e financiadores dos crimes ainda não foram concluídas, assim como a apuração sobre suposta 'omissão' de autoridades ante os atos de vandalismo - essa parte da apuração atinge o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o governador do DF Ibaneis Rocha.
As ações penais já abertas pelo STF devem ser abastecidas com informações extraídas em celulares apreendidos com os acusados presos em 8 de janeiro.
Ontem, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a acessar os aparelhos e rastrear dados que podem ser úteis não só à instrução dos processos no STF.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.