Topo

Advogado que discutiu com Moro diz que afastamento de Appio é irregular

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/05/2023 19h15

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, afirmou que a decisão do TRF-4 de afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba é irregular. Em entrevista ao UOL News desta terça-feira (23), Carvalho afirmou que o tribunal não tem competência para julgar o caso.

Carvalho e Moro chegaram a discutir hoje em um grupo no WhatsApp, após o senador compartilhar a notícia sobre o afastamento de Appio e o advogado rebatê-lo,

Existe um procedimento instaurado no CNJ que investiga essa situação. E neste procedimento é que essa discussão deveria ter sido feita, um pedido de providências. Ao que parece, o TRF-4 continua aplicando regras próprias, regras que ele próprio constrói de acordo com as circunstâncias, com sabores do vento. Isso é muito grave".

De acordo com o coordenador do Grupo Prerrogativas, os argumentos utilizados para o afastamento do magistrado não são suficientes para tal, lembrando inclusive alguns julgamentos do tribunal envolvendo o ex-juiz e agora senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

A gente tem que prestigiar o benefício da dúvida e a presunção da inocência. Não sei se esses fatos são realmente verdadeiros, mas, se forem verdadeiros, seguramente pela regra do tribunal não são suficientes para que esse juiz seja afastado da 13ª Vara".

Chico Alves: Maldição continua e vara da Lava Jato segue politizada

O colunista do UOL Chico Alves também comentou a respeito do afastamento do juiz Eduardo Appio da vara responsável pela Lava Jato em Curitiba. Com a saída de Appio, quem assume é Gabriela Hardt, que atuou várias vezes como substituta de Sergio Moro.

No campo racional, é difícil explicar como a politização ficou concentrada ali e se tornou uma marca dessa vara de justiça que, por definição, se é uma vara de justiça, deveria ser equidistante, imparcial. Mas desde a atuação de Moro na Lava Jato, todo mundo viu, a gente sabe dos desmandos, das agressões de Moro ao devido processo legal".

Chico Alves também criticou Eduardo Appio, que fez um movimento contrário a Moro e chegou a admitir que criou um email "LUL22" como forma de protesto contra a prisão de Lula. "Não é o comportamento que se espera de um juiz", disse Chico.

Aguirre Talento: Na Lava Jato, Eduardo Appio fez rápido movimento político anti-Moro

O colunista do UOL Aguirre Talento, autor do livro "O fim da Lava Jato: Como a atuação de Bolsonaro, Lula e Moro enterrou a maior e mais controversa investigação Brasil" afirmou durante sua participação no UOL News que o juiz Eduardo Appio fez um rápido movimento político anti-Moro assim que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba.

Uma coisa me surpreendeu em relação ao juiz Eduardo Appio é que ele fez esse movimento político de forma muito rápida. O Sergio Moro foi construindo isso lentamente e, de início, a investigação parecia se basear somente em critérios técnicos, até terem vindo a público aqueles diálogos da Vaza Jato, onde a gente vê o Moro combinando coisas com o Ministério Público, com a Polícia Federal".

"Mas o Eduardo Appio, desde que assumiu, ele encarnou essa posição anti-Moro, anti-Lava Jato, e tomou certas atitudes que são polêmicas dentro do devido processo legal", completou.

Talento ainda afirmou que a Lava Jato segue surpreendendo, mesmo tanto tempo após o início da operação.

Quando a gente acha que a Lava Jato não vai render mais nada, ela não cansa de surpreender. Já são nove anos da primeira fase da operação, a Lava Jato acabou se tornando protagonista política em nosso país e a cada momento um novo capitulo, um novo desdobramento".

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: