Topo

Sakamoto: Ações contra Bolsonaro pesam em escolhas de Lula para o TSE

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/05/2023 18h33

O presidente Lula (PT) nomeou os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A indicação foi anunciada hoje pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte. Durante sua participação no UOL News desta quarta-feira (24), pouco antes do anúncio, o colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que as ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também pesariam na escolha.

O pano de fundo dessas escolhas são os julgamentos das 16 ações que tramitam contra Jair Bolsonaro".

"Uma delas, especificamente, que trata daquela bizarra reunião com embaixadores que ele convocou no Palácio do Alvorada durante o período eleitoral para atacar as urnas eletrônicas, a democracia brasileira, que levou o PDT a fazer denúncia contra Jair Bolsonaro por conta de utilizar estrutura pública, recursos públicos, para fazer campanha eleitoral, porque isso era um dos motes da campanha dele", completou.

Para Sakamoto, essa ação, que pode tornar Bolsonaro inelegível para as eleições de 2026 e 2030, passa pela escolha de Lula.

Então, Lula deve escolher alguém muito provavelmente que irá julgar com severidade o caso e não passar pano para essa coisa bizarra que aconteceu".

Críticas de Janones a Pimenta mostram que não há paz nem dentro do Palácio, diz Sakamoto

Leonardo Sakamoto também comentou a respeito de uma postagem feita pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), que criticou uma publicação escrita em terceira pessoa no Twitter pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta. Depois, ao receber uma resposta educada do ministro, Janones agradeceu o "ensinamento".

O Janones é que poderia ensinar e não aprender nesse caso. Toda essa ladainha mostra que não há paz nem dentro do Palácio. A comunicação está sendo criticada por aliados para mostrar serviço".

Sakamoto ainda lembrou que Janones foi fundamental durante o segundo turno da eleição presidencial do ano passado, quando se juntou à campanha de Lula nas redes sociais. O colunista ainda afirmou que a "alfinetada" do deputado está relacionada às diversas críticas que a comunicação vem recebendo.

A questão é que a comunicação on-line da Secom é muitas vezes criticada, a comunicação do presidente da República é muitas vezes criticada. Nisso se insere a postagem do Janones. Ele está claramente explicando: 'olha gente, não é assim, é daquele outro jeito'. Por que ele não falou isso em reservado? Talvez ele não esteja conseguindo o canal, talvez não esteja sendo ouvido e aí ele se cansou e resolveu falar publicamente".

Sakamoto: 'Caixa eletrônico' de Michelle, Mauro Cid sabe origem da grana de Bolsonaro

Leonardo Sakamoto também comentou sobre a reportagem do colunista do UOL Aguirre Talento que traz diálogos encontrados pela Polícia Federal no telefone celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. As conversas mostram como eram feitos pedidos de saques em dinheiro vivo e pagamentos para atender aos interesses da então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Sakamoto classificou Cid como "caixa eletrônico" de Michelle. "Você não queria ter um Mauro Cid para chamar de seu?", questionou.

Tem uma frase nessa reportagem que é deliciosa: 'eu faço depósito, não faço transferência'. Uma frase do Mauro Cid, tenente-coronel, ex-faz tudo, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, explicando para assessoras de Michelle Bolsonaro de que olha, 'o que eu faço é depósito com dinheiro vivo, não faço PIX, DOC, TED'".

"A Michelle e o Jair falaram que era dinheiro da conta do Jair, que querem ter privacidade do seu gasto. Quem é que cai nessa daí? Isso é tática para esconder registros financeiros, registros bancários", afirmou Sakamoto.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: