Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Marina 'faz o L' e enaltece Lula um dia após derrotas no Congresso

Do UOL, em São Paulo

25/05/2023 12h29Atualizada em 25/05/2023 13h09

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva agradeceu ao presidente Lula durante a cerimônia de posse do novo presidente do ICMBio, Mauro Pires, um dia após derrota para ambientalistas na Câmara dos Deputados.

O que disse Marina?

A ministra foi breve na referência após ter sido ovacionada na chegada, quando fez o símbolo de L com as mãos: "Quero agradecer ao povo brasileiro por estarmos aqui, quero agradecer ao presidente Lula por estarmos aqui, inclusive resgatando a função originária de como se escolheria a presidência do ICMBio, que seria por um comitê de busca", disse.

Ela também citou declaração de Lula no Japão a respeito de exportação de energia sustentável: "Já temos mais de 40% [de energia] limpa para avançarmos e sermos o grande produtor de energia limpa e produzir mais, inclusive para exportar, como disse o nosso presidente da República no Japão, de que o Brasil deverá se tornar o grande exportador de sustentabilidade."

"A política ambiental brasileira tem conseguido avanços, e sempre são avanços com muita luta", declarou Marina no evento, citando a "resistência" de "servidores, da sociedade civil, da comunidade cientifica" ao longo dos anos de governo Bolsonaro.

"Não é bom para ninguém, inclusive para o Congresso e para o agronegócio", disse Marina sobre a derrota de ontem na Câmara. A ministra ainda afirmou ser necessário "resistir" às pressões contrárias à agenda ambiental devido à composição de frente ampla defendida por Lula.

"O presidente Lula ganhou com o legado da democracia e nós fazemos parte desse legado. É um governo de frente ampla, e queremos estar vinculado a esse legado para que a gente possa ajudar o Brasil a fazer a transição para o desenvolvimento sustentável.
Marina Silva

Derrota ambientalista na Câmara foi "surra" em governo

O governo não conseguiu reverter perdas socioambientais na MP dos Ministérios. O texto aprovado ontem desidratou o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígenas e foi alvo de protestos de Marina; até aliados apontaram falta de articulação política do Planalto para o tema.

Para o colunista do UOL Josias de Souza, a reorganização da Esplanada dos Ministérios não significou uma derrota de Marina Silva, mas mostrou que o governo Lula "levou uma surra".

É um erro afirmarmos que a Marina foi derrotada. Há muito tempo o governo não tomava uma surra igual a essa no Congresso. Tudo isso sem que o Lula desse um pio. Articulada pelo Lira, essa banda troglodita do Legislativo passou a boiada ambiental do Bolsonaro pela cerca da gestão Lula. Dizer que Marina e Sônia Guajajara foram derrotadas é muito pouco para traduzir o resultado dessa pancadaria. Lula perdeu o rumo na única área em que poderia reivindicar algum protagonismo planetário, a ambiental.
Josias de Souza, colunista do UOL