Topo

Esse conteúdo é antigo

Guerra: Lula diz a Putin querer conversar com ambos os lados

Lula em discurso à imprensa - Ricardo Stuckert/PR
Lula em discurso à imprensa Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Do UOL, em São Paulo

26/05/2023 11h49Atualizada em 26/05/2023 12h23

O presidente Lula (PT) conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone.

O que disse Lula?

Segundo o presidente, ele recebeu um convite para Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, mas não poderá comparecer.

Lula ainda escreveu que reiterou a "disposição do Brasil" em "conversar com ambos os lados" da guerra entre a Rússia e Ucrânia.

De acordo com colunista Jamil Chade, na conversa Putin responsabilizou a Ucrânia e os aliados ocidentais por não existir espaço para negociação.

Presidente quase se encontrou com Zelensky no G7

No começo da semana, Lula afirmou que esperou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para um encontro no Japão, durante reunião do G7, mas que a delegação do país atrasou e ao final não apareceu.

Lula avalia que Rússia e Ucrânia "não querem conversar sobre paz". O petista tem insistido em uma solução pacifista desde que foi eleito, em novembro.

Porém, o petista já foi criticado por igualar Rússia e Ucrânia como culpados pela guerra, sendo que foram os russos que invadiram o país vizinho.

Zelensky já convidou Lula para ir a Kiev. Na ocasião do convite, feito durante reunião por videoconferência em março, o petista manifestou disposição de atender o convite em um "momento adequado".

No dia 9 de maio, o assessor especial para política externa do Brasil, Celso Amorim, viajou a Kiev. A reunião com Zelensky marcou uma tentativa do governo brasileiro mostrar ao Ocidente a disposição de dialogar com todos os lados.